Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/66637

TítuloA teoria na história dos média
Outro(s) título(s)Theory in the history of the media
Teoría en la historia de los médios
Autor(es)Martins, Moisés de Lemos
Palavras-chaveComunicação
Discurso
Ética da discussão
Tecnologia
Teoria dos média
Communication
Speech
Ethics of discourse
Technology
Media theory
Comunicación
Discurso
Ética de la discusión
Tecnología
Teoría de los medios
Data2020
EditoraAssociação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia
RevistaRevista Brasileira de História da Mídia
CitaçãoMartins, M. L. (2020). A teoria na história dos média. Revista Brasileira de História da Mídia, 9(1), 163-182.
Resumo(s)Tendo-se estabelecido como dispositivos tecnológicos de mediação simbólica da experiência humana e projetando um propósito emancipador de cidadania, os média constituem um projeto da modernidade. Neste artigo vamos procurar demonstrar a fecundidade da teoria na história dos média. E fá-lo-emos problematizando, antes de mais nada, a “ética da discussão, ou da comunicação”, de Habermas e Apel, em que se apoia o propósito emancipador autorizado pelos média nas sociedades democráticas contemporâneas, em resultado de um vínculo essencial à linguagem, ao discurso e à comunicação. Em síntese, podemos dizer que as tecnologias da comunicação e da informação vieram deslocar o quadro teórico do debate sobre os média, do logos e do ethos para o pathos, com os média a deixarem de ser considerados como meros dispositivos discursivos, que persuadem, e a passarem a ser considerados, igualmente, como dispositivos de sons e imagens, que fascinam. Por outro lado, o processo informativo deixou de se cingir apenas a produtores e consumidores de informação, e considera, agora, igualmente, os públicos, que são hoje, também, produtores de conteúdos.
The media is a key project of modernity, as a set of technological devices that enable symbolic mediation of human experience, which simultaneously projecting the emancipatory goal of fostering citizenship. This paper aims to demonstrate the fertile potential of theory in the history of the media. First and foremost, we will discuss “the ethics of discourse” or “the ethics of communication”, as defended by Habermas and Apel, in which the emancipatory goal authorised for the media in contemporary democratic societies, is based on an essential link to language, discourse and communication. In summary, we can say that information and communication technologies have shifted the theoretical framework that underpins discussion of the media from the logos and ethos, to pathos. As a result the media can no longer be considered to be mere discursive devices, which persuade others. The media also includes devices based on sounds and images, which provoke fascination. On the other hand, the information process is no longer solely restricted to information producers and consumers, it now also encompasses audiences, who have become content producers in their own right.
Los dispositivos tecnológicos se han establecido como mediadores simbólicos de la experiencia humana y proyectan un propósito emancipador en la ciudadanía, por tanto los media constituyen un proyecto de modernidad. En este artículo intentaremos demostrar la proliferación de la teoría en la historia de los medios. Y lo haremos problematizando, en primer lugar, la “ética de la discusión o comunicación”, de Habermas y Apel, que respalda el propósito liberador autorizado por los medios de comunicación en las sociedades democráticas contemporáneas, como resultado de un vínculo esencial con el lenguaje, el discurso y la comunicación. En resumen, podemos decir que las tecnologías de información y comunicación han cambiado el marco teórico del debate sobre los medios, desde logos y ethos hasta pathos, con los medios que ya no se consideran meros dispositivos discursivos, que persuaden, para ser considerados, igualmente, como dispositivos de sonidos e imágenes, que fascinan. Por otro lado, el proceso de información ya no se limita a los productores y consumidores de la información, ahora también se consideran las audiencias, que hoy son igualmente productoras de contenidos.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/66637
DOI10.26664/issn.2238-5126.91202010812
ISSN2238-5126
Versão da editorahttps://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/10812
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals
DCC - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2020_Martins_A-teoria-na-historia-dos-media.pdf400,41 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID