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https://hdl.handle.net/1822/66114
Title: | A aposta de uma rádio na linguagem visual?: a função do vídeo na Rádio Renascença |
Other titles: | The bet of a radio in the visual language?: the function of the video on Rádio Renascença |
Author(s): | Ferreira, Sara Daniela Antunes |
Advisor(s): | Santos, Luís António |
Keywords: | Jornalismo multimédia Jornalismo online Rádio Renascença Vídeo Multimedia journalism Online journalism Rádio Renascença |
Issue date: | 2019 |
Abstract(s): | As rádios portuguesas, quer por via da sua dimensão quer por via de opções estratégicas, não se
encontram todas no mesmo patamar em termos de envolvimento com ambientes digitais de
disseminação. No entanto, independentemente do trajeto, a forma como as emissoras nacionais
respondem às exigências e aos desafios impostos pelos novos mecanismos e plataformas online mostra
que existe uma estratégia comum a todas elas: a aposta no visual.
A produção sonora deixa de ser o conteúdo informativo principal de uma rádio, que agora procura novas
estratégias e linguagens na multimodalidade que coexiste no mundo online. A Rádio Renascença é
utilizada como caso de estudo. Depois de uma fase de migração dos conteúdos da rádio para a internet,
em que está presente desde 1995 e da nova reformulação em 2008, a Rádio Renascença traça um
caminho onde a aposta no vídeo e na imagem é protagonista.
Na sua totalidade foram analisadas de forma quantitativa 61 notícias com a presença de vídeos, durante
uma semana de cada mês: janeiro, fevereiro e março. Para complementar a análise quantitativa foi
realizada uma entrevista semiestruturada à jornalista multimédia Marília Freitas do meio de comunicação
em estudo.
As conclusões da investigação apontam a emissora católica como um órgão de comunicação radiofónico
que encara o formato vídeo como um elemento distintivo e imprescindível no jornalismo online praticado
atualmente criando, efetivamente, uma nova dinâmica junto das redações- Vila Nova de Gaia e Lisboa. Portuguese radio stations, either by their size or by strategic options, are not all on the same level in terms of involvement with digital dissemination environments. However, regardless of the route, the way in which national broadcasters respond to the demands and challenges imposed by the new mechanisms and online platforms shows that there is a common strategy for all of them: the bet on the visual. Sound production ceases to be the main informative content of a radio, which now seeks new strategies and languages in multimodality that coexists in the online world. Rádio Renascença is used as a case study. After a phase of migration of radio content to the Internet, in which it is present since 1995 and the new reformulation in 2008, Rádio Renascença traces a path where the focus on video and image is the protagonist. In its entirety, 61 news items with the presence of videos were analyzed quantitatively during one week of each month: January, February and March. To complement the quantitative analysis, a semi-structured interview was conducted with media journalist Marília Freitas from the media under study. The findings of the investigation point to the Catholic broadcaster as a radio communication agency that sees the video format as a distinctive and indispensable element in the online journalism currently practiced, effectively, creating a new dynamic at the newsrooms- Vila Nova de Gaia and Lisbon. |
Type: | Master thesis |
Description: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Informação e Jornalismo) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/66114 |
Access: | Open access |
Appears in Collections: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations DCC - Dissertações de mestrado |
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