Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/66004

TítuloO património cultural: qual o seu significado e importância para os jovens do século XXI?
Outro(s) título(s)The cultural heritage: what is its meaning and importance for young people of the 21st century?
Autor(es)Barros, Mara Vanessa Costa
Orientador(es)Azevedo, António Joaquim Araújo de
Palavras-chavePatrimónio cultural
Cultura
Educação patrimonial
Cidadania
Jovens
Cultural heritage
Culture
Heritage education
Citizenship
Youth
Data2019
Resumo(s)Nos dias presentes, é na juventude que arriscamos mais em termos de experiência, é uma fase em que se ganha autonomia, responsabilidades e maturidade. Os jovens, cada vez mais, vão ganhando um papel mais importante na sociedade, sendo eles os grandes antecipadores de alterações na maneira de pensar, raciocinar, nas normas e valores atuais. Segundo Solé (2016), a Educação Patrimonial tem vindo a afirmar-se como área de investigação autónoma, mas que congrega de forma interdisciplinar outras áreas do saber, como a história, arqueologia, a antropologia, a história de arte, etc. Com esta investigação pretendia-se perceber a perspetiva dos jovens face ao património cultural, as suas barreiras, a que o associam, o ensino e a promoção deste, tal como também a necessidade de salvaguarda dos bens patrimoniais. Para isto foi implementado um questionário via online aos jovens, dos quais foram obtidas noventa e nove respostas e através do qual se pode perceber quais as barreiras mais importantes no acesso ao património pelos jovens, quais os produtos culturais que são mais consumidos por estes, os bens nacionais que estes acham ser parte dos classificados como património cultural, o que associam ao património e o grau de importância do ensino direcionado para o património e para a sua proteção. Desta forma, a principal conclusão resultante deste estudo foi de que os jovens globalmente importam-se com o património cultural, com a sua salvaguarda e promoção, mas estes não dão o salto de passar esse conhecimento para a prática, não existe um grande envolvimento dos jovens com atividades culturais, no entanto, isto acontece por também não terem a possibilidade de adquirir produtos culturais devido a três principais razões. Essas barreiras que foram mais evidenciadas são os preços dos bilhetes, a falta de informação ou informação percetível e a falta de tempo. Qualquer mediada que possa ser tomada para diminuir estes três fatores é positivo para um aumento do consumo de bens culturais pelos jovens.
In the present days, it is in our youth that we risk more in terms of experience, it is a phase in which we gain autonomy, responsibilities and maturity. Young people, increasingly, are gaining a more important role in society, being the great anticipators of changes in the way of thinking, reasoning, norms and current values. According to Solé (2016), Patrimonial Education has been asserting itself as an area of autonomous research, but which brings together in an interdisciplinary way other areas of knowledge, such as history, archeology, anthropology, art history, etc. The aim of this research was to understand the perspective of young people regarding the cultural heritage, its barriers, its association, its education and its promotion, as well as the need to safeguard heritage assets. For this, an online questionnaire was implemented for young people. Ninety-nine answers were obtained allowing us to understand which are the most important barriers to access to heritage by young people, which cultural products are most consumed by them, national goods which they consider to be part of those classified as cultural heritage, which they associate with heritage and the degree of importance of heritage-oriented education and its protection. In the conclusions resulting from this study was that young people globally care about cultural heritage, its safeguarding and promotion, but they do not make the leap to pass that knowledge to practice, there is not much involvement of young people with cultural activities, but they too cannot afford cultural products for three main reasons. The barriers that have been most highlighted are ticket prices, lack of information or perceived information and lack of time. Any mediation that can be taken to diminish these three factors is positive for an increase in youth consumption of cultural goods.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoProjeto de mestrado em Património Cultural
URIhttps://hdl.handle.net/1822/66004
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
GEO - Dissertações de Mestrado

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