Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/6591

TitleAs tecnologias de informação e comunicação no apoio a alunos do ensino básico com paralisia cerebral: estudo múltiplo de casos
Author(s)Moura, Maria Beatriz Morais Gonçalves Pereira de
Advisor(s)Osório, António José
Issue date18-Dec-2006
Abstract(s)A presente investigação versa a problemática da introdução e da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no apoio a alunos do Ensino Básico com Paralisia Cerebral. Procurou-se compreender como respondem a escola e os seus agentes educativos às exigências pedagógicas, metodológicas e de formação que implicam a inclusão dessas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem de crianças e jovens com Paralisia Cerebral. Os objectivos da investigação concretizaram-se através da realização de oito estudos de caso de alunos com Paralisia Cerebral, com diferentes idades e características, em escolas do Ensino Básico dos distritos de Porto, Braga, e Viana do Castelo. Como resultado da investigação empírica realizada, verificou-se a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação no desenvolvimento da autonomia, da aprendizagem e da comunicação desses alunos. No entanto, constatou-se a complexidade que a problemática encerra na qual uma multiplicidade de factores, que se interrelacionam, determina o fracasso ou o êxito da introdução e de utilização dessas tecnologias nos contextos educativos estudados.
The present research concerns the problematic of the introduction and use Information and Communication Technology to support children with Cerebral Palsy in the regular school children. It aims to understand the way school and education agents deal with methodological, pedagogical and educational demands resulting from the integration of this technology in the educational and learning process of children and young people with Cerebral Palsy. The research aims were attained by developing eight case studies of pupils with Cerebral Palsy, with different ages and characteristics, in schools located in Porto, Braga, and Viana do Castelo. The research’s empirical results show the importance of the Information and Communication Technology in the children development of the autonomy, learning and communication. However, the complexity of the problematic, implying a multiplicity of factors, related with one another, determines the failure or the success of the introduction and application of those technologies in the educational contexts studied.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de Mestrado em Educação Especial - Área de Especialização em Dificuldades de Aprendizagem
URIhttp://hdl.handle.net/1822/6591
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TeseFinal261006.pdf2,19 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID