Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/65722
Título: | Representações do colonialismo nos Manuais Escolares de História do 1º ciclo do ensino secundário geral no período pós-independência em Moçambique |
Outro(s) título(s): | Representations of colonialism in the History textbooks of the first cycle of general secondary education in Mozambique in the post-independence period |
Autor(es): | Jamal, Cassimo Manuel |
Orientador(es): | Cabecinhas, Rosa |
Palavras-chave: | colonialismo identidade social Manual escolar memória social representações sociais da história colonialism social identity social memory social representations of history School textbooks |
Data: | 15-Jul-2019 |
Resumo(s): | Investigar as representações sociais constitui um dos propósitos dos Estudos Culturais, que têm
o compromisso de examinar criticamente os modos de interpretação da realidade social e as
práticas culturais. Este processo tem sido caraterizado por conflitos sociais e pelas relações de
poder, tendentes a apropriação e seleção de memórias do passado por um grupo, assim como
para o seu apagamento ou silenciamento. Por isso, esta investigação enquadrada nos Estudos
Culturais procura analisar como é que o passado colonial tem sido representado nos manuais
escolares de História do 1º ciclo do ensino secundário geral em Moçambique, no período após a
independência e que propósitos a ele se relacionavam. Trata-se de aferir até que ponto as relações
entre Moçambique e Portugal, inicialmente constituídas na base da diferenciação e de dominação
(nós vs. eles, europeus vs. africanos, etc.), foram sendo reconstruídas e modificadas para uma
relação menos binária e no reconhecimento do “outro” como parte de “nós”. Deste modo,
enquadrada nos estudos culturais, a pesquisa tem como propósito compreender como é que as
práticas sociais do passado colonial têm influenciado as relações interculturais no presente. O
trabalho pretende trazer as diversas versões de interpretação desse passado de forma a contribuir
para a convivência social. Para o efeito, foram analisados os manuais escolares de História da 9ª
e 10ª classes, por serem os que mais abordam o colonialismo. A análise de conteúdo dos manuais
escolares foi complementada com a análise de entrevistas a decisores da política educativa,
autores dos manuais escolares e professores de História em várias províncias moçambicanas. A
análise efetuada aponta para uma abordagem diferenciada do colonialismo em função dos
contextos políticos vigentes. Desde a independência nacional em 1975 até a introdução da
Constituição em 1990, o colonialismo foi descrito como “a razão do sofrimento e do
subdesenvolvimento” dos moçambicanos. Por isso, o desencadeamento da luta de libertação
como a forma mais ativa de resgate da dignidade. Por seu turno, o período subsequente, o
colonialismo tem sido representado de forma crítica e reflexiva, com o objetivo de esbater
dicotomias profundas e valorizar a diversidade cultural, ajudando assim, a socialização cívica dos
alunos. Cultural Studies are committed to critically examining the modes of interpretation of social reality and the cultural practices. These processes occur in a context characterized by social conflicts and power relations, tending to the selective remembering of the past by a given social group, as well as the erasure or silencing of memories. This research aims at analysing how the colonial past has been represented in the History textbooks of the first cycle of general secondary education in Mozambique in the post-independence period. It is a question of assessing the extent to which relations between Mozambique and Portugal, initially constituted on the basis of differentiation and domination (we vs. them, Europeans vs. Africans, etc.), have been reconstructed and modified towards the recognition of the "other" as part of "we". Thus, in the scope of the Cultural Studies, the research aims to understand how the social representations of the colonial past play a role in the intercultural relations in the present. The work intends to bring the different interpretations of the colonial past. For that purpose, the History textbooks of the 9th and 10th classes were analysed, since they are the ones that most address the colonialism. The content analysis of school textbooks was complemented by the analysis of interviews with educational policy makers, authors of textbooks and teachers of History in various Mozambican provinces. The analysis pointed out to a different approach to colonialism as a function of the political context. From national independence in 1975 to the introduction of the Constitution in 1990, colonialism was described as "the reason for the suffering and underdevelopment" of Mozambicans. Therefore, the triggering of the liberation struggle as the most active way to rescue human dignity. Colonialism has been critically represented in the subsequent period, with the aim of challenging binary social categories and valuing cultural diversity, promoting the civic socialization of students. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Estudos Culturais |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/65722 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Teses de doutoramento / PhD theses |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cassimo Manuel Jamal.pdf | 4,5 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons