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TítuloAttractiveness and attention, memory, and time perception
Outro(s) título(s)Atratividade e atenção, memória, e perceção temporal
Autor(es)Silva, André Manuel Marques
Orientador(es)Arantes, Joana
Data25-Mar-2019
Resumo(s)Attractiveness can influence cognitive processes automatically. Thus, the main goal of this thesis was to identify what happens to attention, memory, and time perception when we see someone attractive. After reviewing the literature in Article 1, Article 2 presents an experiment on the relationship between attractiveness and attention and memory. To do so, we used an eye-tracker to record participants’ eyemovements and thus ascertain whether they pay more attention to attractive or to unattractive stimuli. A recognition task assessed whether participants remembered attractive stimuli better. Results showed that attractive stimuli captured more attention and produced more recognitions. Article 3 presents another experiment, on the relationship between attractiveness and time perception outside a laboratory setting. Participants performed an oddball task with photographs of people or neutral gradients as stimuli. Results showed participants overestimated the duration of attractive males, regardless of participant’s gender and sexual orientation. Article 4 attempts at integrating the findings of the previous two articles into a cohesive whole. Results showed attractiveness did not influence attention and time perception, but influenced memory in the same way as Article 2. Taken together, our findings stress the importance of further work on the effects of attractiveness on cognition.
A atratividade pode influenciar processos cognitivos de forma automática. Assim, o principal objetivo desta tese é o de identificar o que acontece à atenção, memória e perceção temporal quando vemos alguém atraente. Após rever o estado da arte no Artigo 1, o Artigo 2 apresenta um estudo original da relação entre atratividade e atenção e memória. Para tal, usámos um eye-tracker, aparelho que regista movimentos oculares e assim mede a quantidade de atenção despendida com os estímulos atraentes e não atraentes. Uma tarefa de reconhecimento adicional avaliou se os participantes recordaram melhor os estímulos atraentes. Os resultados mostraram que estímulos atraentes captam mais atenção e produzem mais reconhecimentos. O Artigo 3 apresenta outro estudo original, analisando a relação entre atratividade e perceção temporal fora de um ambiente laboratorial. Os participantes realizaram uma tarefa oddball cujos estímulos eram fotografias ou gradientes neutros. Os resultados mostraram que os participantes sobrestimaram a duração dos homens atraentes independentemente do sexo e orientação sexual dos participantes. O Artigo 4 procura integrar os estudos anteriores num todo coeso. Os resultados mostraram que a atratividade não influenciou nem a atenção nem a perceção temporal, influenciando a memória da mesma forma que no Artigo 2. Em conjunto, estes estudos mostram a necessidade de continuar a investigar os efeitos da atratividade nos processos cognitivos.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento (Psicologia Básica)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/65660
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIPsi - Teses de Doutoramento

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