Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/65649

TitleUm Vieira bem diferente: o dramaturgo pedagogo
Other titlesA very different Vieira: the playwright pedagogue
Author(s)Ramon, Micaela
KeywordsCompanhia de Jesus
Padre António Vieira
Pedagogia
Teatro
Society of Jesus
Pedagogy
Theatre
Issue date2020
PublisherImprensa da Universidade de Coimbra
CitationRamon, Micaela (2020), “Um Vieira bem diferente: o dramaturgo pedagogo” in Revisitar Vieira no século XXI. O poder da palavra - escritas, artes e ensino de Vieira, dir. José Eduardo Franco e Paulo Silva Pereira. Nota prévia Carlos Reis; prefácio Guilherme d'Oliveira Martins, Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2 vols. pp. 421-438 do volume II. ISBN: 978-989-26-1814-2; ISBN DIGITAL: 978-989-26-1815-7; DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-1815-9
Abstract(s)Personalidade maior do séc. XVII, multímoda e plurifacetada, o Padre António Vieira imortalizou-se sobretudo através da sua tripla faceta de religioso missionário, político diplomata e orador exemplar cujo contributo para o desenvolvimento da prosa literária em português lhe valeu o epíteto de “imperador da língua portuguesa”. A excelência por ele alcançada no âmbito da parenética e da epistolografia, dimensões maiores da sua vasta obra, tem relegado para plano subalterno a sua produção poética e dramática, agora felizmente acessível ao grande público através da publicação, pelo Círculo de Leitores, da Obra Completa Padre António Vieira, editada em 30 volumes. Ainda que a produção dramática seja a parte menos conhecida da obra do autor, a peça que escreveu em latim, com o título Dialogus de Octo Orationis Partibus, constitui um importante testemunho da sua ação como pedagogo, em consonância com os cânones da Companhia de Jesus, a que pertenceu. Assim, neste artigo, 1) reflete-se sobre a importância do teatro jesuítico enquanto instrumento pedagógico e 2) procede-se a uma leitura crítica da peça de Vieira de modo a pôr em evidência a sua filiação na estética e na ética dos Jesuítas que, como é sabido, utilizaram amplamente o teatro como meio de difundir conhecimentos humanísticos e religiosos e ainda como exercício fundamental para o desenvolvimento da capacidade retórica nas suas vertentes argumentativa e persuasiva.
Father António Vieira is considered one of the most notable figures of the 17th century due to his work as a religious missionary and as a politician-diplomat, and to his contribution to the development of literary prose in Portuguese. The latter earned him the epithet of ‘emperor of the Portuguese language’. His excellent work in the area of the preaching and the epistolography, the largest areas of his vast work, has relegated his poetic and dramatic production to second place, although this is now thankfully available to the public through the thirty- -volume publication of The Complete Works of António Vieira by Círculo de Leitores. Although his dramatic production is the lesser known part of Father António Vieira’s work, the play he wrote in Latin entitled Dialogus de Octo Orationis Partibus is an important testimony to his pedagogic work, in keeping with the canon of the Society of Jesus, of which he was a member. Thus, in this article, 1) a reflection is made on the importance of Jesuit theatre as pedagogy and 2) a critical reading is made of Vieira’s play in order to highlight his affinity with the Jesuit aesthetics and ethics which, as is well-known, widely used theatre to disseminate humanist and religious knowledge as well as an essential exercise to develop the rhetoric in its argumentative and persuasive forms.
TypeBook part
URIhttp://hdl.handle.net/1822/65649
ISBN978-989-26-1814-2
e-ISBN978-989-26-1815-7
DOI10.14195/978-989-26-1815-9
AccessOpen access
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