Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/6555

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorViana, Fernanda Leopoldina-
dc.contributor.authorMorais, Elisabete de Fátima-
dc.date.accessioned2007-06-06T17:23:51Z-
dc.date.available2007-06-06T17:23:51Z-
dc.date.issued2006-12-05-
dc.date.submitted2006-07-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/6555-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino do Portuguêseng
dc.description.abstractA leitura e a compreensão leitora são actividades complexas quer para ensinar, quer para aprender. A fim de dar conta da complexidade começaremos por, na primeira parte da tese fazer uma breve abordagem das teorias da aprendizagem, salientando os seus contributos para o ensino da leitura, os modelos de aquisição da leitura e os modelos de compreensão leitora. Ainda na primeira parte deste trabalho, é apresentada uma síntese das principais estratégias para o ensino da compreensão leitora, de acordo com o tipo de texto. Na segunda parte desta tese, de carácter prático, apresentamos, à luz da revisão teórica, propostas de trabalho de expansão, visando expandir as apresentadas por um manual de 2º Ano de escolaridade.eng
dc.description.abstractLa lecture et la compréhension de la lecture sont des activités complexes, soit pour enseigner, soit pour apprendre. À fin de rapporter la complexité on commencera par, dans la première partie de la maitrise à faire un breve abordage sur les théories de l’apprentissage, en faisant ressortir leurs contributives pour l’enseignement de la lecture, les modèles de l’acquisition de la lecture et les modèles de la compréhension de la lecture. Encore dans la première partie de cette maitrise, on a présenté um résumé des stratégies principales pour l’enseignement de la compréhension de la lecture, selon le type de texte. La deuxième partie de la maitrise, avec des exercices pratiques, on présente, d’ après la révision théorique, des propos de travail d’expansion, en visant l’expansion des propos présenté par un livre scolaire de la deuxième année de scolarité.eng
dc.language.isoporeng
dc.rightsrestrictedAccesseng
dc.titleComo ensinar a compreensão leitora no primeiro ciclo do ensino básicoeng
dc.typemasterThesispor
dc.subject.udc372.41eng
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bibliografia.pdf
  Restricted access
118,85 kBAdobe PDFView/Open
Capa.pdf
  Restricted access
50,38 kBAdobe PDFView/Open
Capítulo I aprendiz.pdf
  Restricted access
148,55 kBAdobe PDFView/Open
Capítulo II Leitura.pdf
  Restricted access
136,3 kBAdobe PDFView/Open
Capítulo III comp. leitora.pdf
  Restricted access
128,43 kBAdobe PDFView/Open
Capítulo IV Ensino Comp. leitora.pdf
  Restricted access
156,64 kBAdobe PDFView/Open
Capítulo V - II Parte.pdf
  Restricted access
161,8 kBAdobe PDFView/Open
Índice.pdf
  Restricted access
48,26 kBAdobe PDFView/Open
Introdução.pdf
  Restricted access
80,05 kBAdobe PDFView/Open
Quadro IV.pdf
  Restricted access
53,45 kBAdobe PDFView/Open
Reflexão.pdf
  Restricted access
47,91 kBAdobe PDFView/Open
resumo.pdf
  Restricted access
46,88 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID