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TitleAvaliação da eficácia a longo prazo de um programa multidisciplinar na melhoria dos conhecimentos e crenças dos alunos em relação ao tabagismo
Author(s)Sousa, Isabel
Samorinha, Ana Catarina Carvalho
Machado, José Cunha
Precioso, José
KeywordsTabagismo
Programa de intervenção
Prevenção tabágica
Issue date2019
PublisherUniversidade da Coruña. Facultade de Ciencias da Educación
CitationSousa, I., Samorinha, C., Machado, J.C., & Precioso, J. (2019). Avaliação da eficácia a longo prazo de um programa multidisciplinar na melhoria dos conhecimentos e crenças dos alunos em relação ao tabagismo. XV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. XV Congresso Galego-Português - In Libro de Resúmenes: Comunicacione y Pósters, 308-309. Coruña, Espanha: Universidade da Coruña
Abstract(s)A prevenção do tabagismo nos jovens é fundamental, devendo ser implementada em meio escolar e tendo por base intervenções eficazes. O programa de prevenção do consumo de tabaco “SmokeOut-I” revelou eficácia na prevenção do tabagismo, a curto prazo. Objetivos: Avaliar a sua eficácia na manutenção dos conhecimentos e crenças adequados, a longo prazo, por sexo. Metodologia: Realizou-se um estudo quasi-experimental, tipo pré/pós-teste, com alunos do 6º ano, com um grupo experimental (n=163), a quem foi aplicado o programa “SmokeOut-I”, e um grupo controlo (n=148), em 2014/2015, em escolas de Braga. Três anos depois, o grupo experimental (n=122) e o de controlo (n=113) preencheram os mesmos questionários (follow-up). A análise longitudinal foi realizada através de modelos lineares generalizados usando o IBM SPSS Statistics. Resultados: Verificou-se que, a longo prazo, no grupo experimental, os alunos mantiveram os conhecimentos adequados sobre os efeitos do consumo de tabaco nos pulmões, coração, pele, na capacidade de fazer desporto e saúde em geral. Nas crenças em relação ao tabagismo, destacou-se uma menor discordância das crenças “O tabaco ajuda a acalmar” (p=0.003) e “Fumar alivia a tristeza” (p=0.049) nas raparigas do grupo experimental. Globalmente, a percentagem de alunos com crenças adequadas foi mais elevada no grupo experimental. Conclusões/Implicações: O programa revelou eficácia, a longo prazo, na manutenção de conhecimentos adequados e crenças positivas sobre as consequências do tabagismo. Os efeitos positivos para a saúde e para o ambiente justificam a sua aplicação generalizada no ensino básico, pelo que é decisivo o envolvimento e compromisso das entidades responsáveis.
TypeAbstract
URIhttps://hdl.handle.net/1822/65391
Peer-Reviewedno
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Comunicações


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