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TitleDesign Social como fator de desenvolvimento regional sustentável baseado nas competências e recursos naturais locais
Other titlesSocial Design as a sustainable fator for regional development based on local skills and natural resources
Author(s)Oliveira, Inês Cerqueira Mendes de
Advisor(s)Guedes, Graça
Keywordsdesign social
inovação regional
empreendedorismo
recursos naturais
desenvolvimento sustentável
crescimento socioeconómico
qualidade de vida
cooperação
inclusão
social design
regional innovation
entrepreneurship
natural resources
sustainable development
socioeconomic growth
quality of life
cooperation
inclusion
Issue date27-Mar-2019
Abstract(s)Para ultrapassar os constantes avanços tecnológicos e uma situação económica difícil, surge a necessidade de se adotarem novas práticas e novos conceitos para a sobrevivência das pequenas economias. Consequência do fenómeno da globalização, o fator inovação tem ganho destaque em quase todas as áreas. Atualmente procuram-se iniciativas que, sob uma visão sustentável e inovadora, favoreçam e promovam o desenvolvimento regional, tenham a capacidade de reter e captar novos habitantes, impulsionem o aumento do turismo e, consequentemente, aumentem o investimento e fixação de empresas sobretudo em regiões deprimidas ou pouco desenvolvidas. Trazer, por exemplo, a tradição artesanal até à modernidade tem promovido o desenvolvimento de novos produtos. Aliada à mentalidade e pensamento dos designers, reavivam-se novos processos de produção e o desenvolvimento de novos conceitos. O artesanato, geralmente, conotado como uma memória ou herança, revela a identidade e a cultura de uma determinada região. Os seus produtos permitem abordar de forma interdisciplinar diversas áreas e a intervenção do design pode potenciar a reinvenção de tendências modernas. Mantendo a sua essência cultural, é nesta transformação que o design pode ter um papel fundamental, diversas técnicas e materiais considerados tradicionais podem ser combinados como alternativa e como uma resposta às necessidades do mercado. Todas as iniciativas que favorecem e promovem uma região, satisfazem a população por ser parte integrante nas decisões da mesma, tornam-se pessoas mais conscientes e participativas, manifestando orgulho pelas conquistas da sua região. Tudo o que é produzido através das competências científicas, técnicas ou artesanais e recursos naturais de uma determinada região ou localidade, passa a representar a sua cultura material e comportamentos da população. É neste contexto que surgem conceitos como design social, inovação regional ou geoturismo, numa vertente endógena. Conjugam o planeamento de intervenções urbanísticas, projetam infraestruturas e promovem eventos culturais pois, uma região deve ser vista como um espaço cívico de cooperação e inclusão, deve criar conectividade e condições para diferentes estilos de vida, onde se possa crescer intelectualmente, onde haja poder de compra, postos de trabalho e oportunidades de lazer. O presente trabalho pretende salientar a importância de um desenvolvimento regional sustentável baseado em competências científicas e recursos naturais locais. Apoiando-se numa pesquisa bibliográfica e na recolha de informação local, após a escolha de uma região, expõe-se numa investigação os benefícios de se adotar uma inovação regional, um design social como iniciativa de empreendedorismo ou conceitos de geoturismo com aplicabilidade em regiões de baixo crescimento, destacando o importante papel do cooperativismo e inclusão ao mesmo tempo que evidencia uma cultura regional. No final do mesmo, pretende-se perceber se o design social e os seus benefícios, quando orientados para a criação de um sistema capaz de gerar bem-estar social, económico e ambiental para uma população, poderão ser sinónimo de inovação, valorização regional, maior visibilidade e identidade, crescimento económico e um meio para a criação de novos produtos com vista ao mercado global. Ou seja, após a análise de uma região selecionada para o devido estudo, deverá ser possível aplicar um modelo de intervenção e concluir como será possível contribuir para um desenvolvimento económico e social de regiões deprimidas ou menos desenvolvidas, através de um desenvolvimento sustentável baseado num sistema social estruturado nos recursos disponíveis na própria região.
To overcome the constant technological advances and a difficult economic situation, a need to adopt new practices and new concepts arises so that small economies survive. As a result of the phenomenon of globalization, the innovation factor has gained prominence in almost all areas. Nowadays, initiatives are being sought, that under a sustainable and innovative vision, support and promote regional development, have the capacity to retain and capture new inhabitants, boost tourism growth and, consequently, increase investment and the establishment of companies, especially in depressed or poorly developed regions. Bringing, for example, the tradition of craftsmanship to modernity, has promoted the development of new products. Linked to designers’ mentality and thought, new processes of production are revived as well as the development of new concepts. Craft, generally connoted as a memory or heritage, reveals the identity and culture of a particular region. Its products allow to approach in an interdisciplinary way several areas and the intervention of the design can potentiate the reinvention of modern trends. Maintaining its cultural essence, it is in this transformation that design can play a fundamental role, several techniques and materials once considered traditional ones, can be combined as an alternative and as a response to the needs of the market. All the initiatives that support and promote a region, satisfy its population by taking part in their region's decisions, people become more aware and participant and are proud of the achievements of their region. Everything that is produced through scientific, technical or craft skills and with natural resources of a certain region or place comes to represent its material culture and its population’s behaviour. It is in this context that concepts such as social design, regional innovation or geotourism emerge from an endogenous perspective. They combine the planning of urban interventions, design infrastructures and promote cultural events, because if a region wants to be seen as a civic space of cooperation and inclusion, it has to create connectivity and conditions for different lifestyles, where everyone can grow intellectually, where there are purchasing power, jobs and leisure opportunities. The present work intends to emphasize the importance of a sustainable regional development based on scientific skills and local natural resources. Based on a bibliographical research and the collection of local information, after selecting a region, the research is based on the benefits of adopting regional innovation, social design as an entrepreneurship initiative or concepts of geotourism to be applied in under growth regions, highlighting the important role of cooperativism and inclusion and at the same time showing a regional culture. At the end of it, it is essential to understand if social design and its benefits, when oriented towards the creation of a system capable of generating social, economic and environmental well-being for a population, could be synonymous of innovation, regional improvement, great visibility and identity, economic growth and a way to create new products in order to attain the global market. In other words, after analyzing the region selected for this study, it might be possible to apply an intervention model and conclude how it will be possible to contribute to the economic and social development of depressed or less developed regions through sustainable development based on a social system structured on the available resources in the region itself.
TypeDoctoral thesis
DescriptionTese de Doutoramento (Programa Doutoral em Engenharia Têxtil)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/65370
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Teses de Doutoramento
DET/2C2T - Teses de doutoramento

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