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TitleO ensino-aprendizagem da fonética do português europeu a-por estudantes chineses: influências diatópicas da língua materna
Other titlesThe teaching-learning of european portuguese phonetics to - by chinese students: influences of diatopic mother language
中国学生欧洲葡语语音教学分析 --- 从母语干扰角度
Author(s)Zhang Meiqi
Advisor(s)Barros, Anabela Leal de
KeywordsEnsino-aprendizagem
Interferência fonética
Língua materna
Metodologia pedagógica
Regioleto
Mother language
Interference
Pedagogical methodology
Phonetic
Regiolect
Teaching-learning
定量分析法
定性分析法
调查研究法和文献研究法
关键词:方言
教学
教学法
母语
语音干扰
Issue date2019
Abstract(s)O presente trabalho centra-se no ensino-aprendizagem da fonética do Português Europeu (PE) por partes de estudantes chineses, a partir dos diferentes regioletos, analisando as interferências diatópicas, com vista a contribuir para a melhoria das metodologias no âmbito do desenvolvimento da competência de oralidade, em particular a pronúncia dos sons da Língua Portuguesa (LP). Para o efeito, realizou-se uma investigação nas universidades chinesas e portuguesas com alunos chineses a frequentar cursos de Português (PE) através da realização de inquéritos e entrevistas com as pessoas relevantes. Os resultados obtidos revelam a diversidade de dificuldades para os aprendentes chineses de diferentes zonas regioletais no âmbito da fala do Português como Língua Estrangeira (PLE), motivando-nos a explorar mais abordagens didáticas viáveis e úteis a fim de as ultrapassar. Nesta dissertação, com base nos traços distintos das falas chinesas e do PE, pretende-se apresentar alguns métodos para melhorar o nível do ensino-aprendizagem da oralidade do PE aos e por parte dos estudantes chineses, especialmente no tocante à pronúncia.
The present work focuses on the teaching and learning process of European Portuguese (EP) phonetics for Chinese students, by analyzing the interference of different dialects. It will contribute to the improvement of pedagogical methodologies for the development of language skills. orality, in particular the pronunciation of the sounds of the Portuguese. The investigation has been carried out at Chinese and Portuguese universities where Chinese students attend the EP courses through surveys and interviews with relevant people. The results reveal that there are lots of difficulties in orality of Portuguese as a Foreign Language (PFL) for Chinese learners from different dialectal, which motivates us to explore more viable and useful didactic approaches in order to overcome these interventions. In this dissertation, based on the Chinese dialects and Portuguese distinctive features, we intend to present more complete and concrete methods to improve the level of EP orality teaching and learning to Chinese students, especially the accuracy of pronunciation.
本文旨在论述分析,受到各自汉语方言的影响,中国学生在欧洲葡语发音教学过 程中会遇到怎样的问题。针对这些问题,作者将提出一些具体的可行性教学方法, 重点规范葡语发音,使中国学生的葡语口语水平得到本质性的提高。 为此,作者对在中国和葡萄牙多所大学学习的葡语学生进行了调研,通过采访和 问卷的形式,发现在葡语作为外语习得过程中,因各自方言干扰而带来的问题不 容小觑。这便敦促葡语教学者寻找一些更实用、更具有针对性的教学方法去帮助 学生突破这些困难。 为了提高中国学生葡语发音的准确性,使中国的欧洲葡语口语教学达到更加理想 的水平,本文从各个汉语方言的特性和葡语语音特性出发,经过比较分析,探索 更全面、更具体的教学方法。
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Formação e Comunicação Empresarial
URIhttp://hdl.handle.net/1822/65237
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
ILCH - Dissertações de Mestrado

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