Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/65175

TítuloA homossexualidade masculina (re)vista pela publicidade lusa e brasileira
Autor(es)Ferreira, Thiago
Mota-Ribeiro, Silvana
Palavras-chaveRepresentação
Homossexualidade
Publicidade
Revista
Data2014
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
Resumo(s)A presente investigação pretende identificar as representações do homossexual masculino na publicidade portuguesa e brasileira, em revistas dirigidas a homossexuais. O objeto é analisar a forma como estes sujeitos são representados imagética e textualmente através nos anúncios publicitários veiculados nas publicações homoeróticas do Brasil e de Portugal, respectivamente pelas revistas Júnior e Com’Out. Centramos nossa investigação em estereótipos e representações socialmente solidificadas em ambas as culturas, relativos ao homossexual masculino, para então questionar-se até que ponto tais conceitos estão refletidos e são construídos nas e pelas representações difundidas pela mídia impressa voltada ao público gay brasileiro e português. Com base numa análise das imagens metodologicamente enquadrada pela Teoria da Imagem e da Semiótica emergiram traços das representações da homossexualidade masculina lusa e brasileira, particularmente os relativos à exposição dos corpos. Concluiu-se que as representações acerca da homossexualidade advindas destas publicações, embora elaboradas para e por homossexuais, reproduzem certos conceitos arraigados em ambas as sociedades – nomeadamente seus preconceitos, estigmas e estereótipos.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/65175
ISBN978-989-8600-29-5
Versão da editorahttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/154
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2014_Ferreira_Mota-Ribeiro_A-homossexualidade-masculina-revista-pela-publicidade-lusa-e-brasileira.pdf305,16 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID