Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/6497

TítuloAspectos metodológicos da investigação em tecnologia educativa em Portugal (1985-2000)
Outro(s) título(s)Aspects méthodologiques de la recherche en technologie éducative au Portugal
Autor(es)Coutinho, Clara Pereira
Palavras-chaveTecnologia Educativa
Investigação
Metodologia de investigação
DataFev-2006
CitaçãoCOLÓQUIO DA SECÇÃO PORTUGUESA DA ASSOCIATION FRANCOPHONE INTERNATIONALE DE RECHERCHE SCIENTIFIQUE EN EDUCATION, 14, Lisboa, Portugal, 2006 – “Para um balanço da investigação em educação de 1960 a 2005 : teorias e práticas : actas do Colóquio da AFIRSE”. [Lisboa : Universidade de Lisboa, 2006].
Resumo(s)A investigação educacional e as práticas docentes em torno das tecnologias da informação e comunicação na educação são um domínio que, em Portugal, tem um percurso de mais de três décadas; no entanto, é ainda hoje difícil caracterizar a Tecnologia Educativa (TE) como um corpo de conhecimentos que docentes e investigadores na área reconheçam totalmente como seu, devido talvez à ausência de limites epistemológicos que, como área científica autónoma, deveria permitir clarificar. Isto é, não se conhecem bem os quadros teóricos de referência, os conteúdos abordados, as metodologias e a terminologia específicas desta área de pesquisa, possivelmente pelo facto de os profissionais que nela se movem confluírem de campos muito diversos do conhecimento, imprimindo-lhe perspectivas e abordagens que são, também elas, muito diferenciadas. No sentido de contribuir para clarificar esta situação delimitando para o domínio um espaço e identidade próprios, vamos, nesta comunicação, apresentar os resultados de um estudo analítico que teve como objectivo caracterizar a forma como evoluiu o quadro metodológico da pesquisa desenvolvida no nosso país no domínio científico da TE. A análise documental incidiu sobre o conteúdo de publicações de autores portugueses em actas e revistas científicas no período compreendido entre o início de 1985 e o final de 2000.
La recherche developpée autour du potentiel des technologies de l´information et comunication en éducation compte plus de trente ans d`existence au Portugal mais ce n´est pas encore reconnue comme um corps de connaissances specifiques que les chercheurs en éducation puissent reconnaitre comme le sien. Il y a peut être une certaine absence de limites epistémologiques qui devrait permettre de clarifier la Technologie Educative (TE) comme un espace scientifique autonome. En effect ses réferents théoriques, ses contenus, ses méthodologies et sa terminologie ne sont pas encore bien précises une fois que les professionels qui travaillent dans le domaine ont des origines diverses soit des sciences informatiques soit des langues soit de l´education ce qui est à l´origine d`une recherche dont les perspectives sont elles mêmes très diversifiées. L´objectif de cet étude est celui d´apporter une aide à la clarification de cette situation, essayant de delimiter un espace et une identité dans le domaine. Dans ce sens on presentera les resultats d´un project qui a eu comme objectif caracteriser l´évolution du quadre méthodologique de la recherche en TE au Portugal en analisant le contenu des articles scientifiques des auteurs portugais publiés entre 1985 et 2000.
TipoconferencePaper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/6497
Arbitragem científicayes
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

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