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TítuloUm olhar sobre a leitura juvenil : o caso da biblioteca municipal Rocha Peixoto
Autor(es)Serra, Maria de Fátima Garrido Ferreira
Orientador(es)Cabecinhas, Rosa
Data13-Dez-2006
Resumo(s)O século XVIII constituiu um marco na difusão e vulgarização da leitura e dos livros levadas a cabo por Frei Manuel Cenáculo. Que rumo seguiram o livro e a prática da leitura na “nova biblioteca pública” do século XXI? O objectivo deste estudo consiste em analisar os hábitos de leitura de uma população jovem (15 – 25 anos) que frequenta a Biblioteca Municipal Rocha Peixoto. A metodologia utilizada é o inquérito por questionário aplicado a jovens presentes no referido contexto espacial. Os resultados obtidos permitem caracterizar as práticas culturais dos jovens frequentadores da biblioteca pública, bem como o lugar ocupado pela leitura entre essas actividades. O magma de equipamentos audiovisuais e electrónicos disponíveis na sociedade actual confere aos tempos de lazer juvenis uma vertente marcadamente tecnológica. Televisão, rádio e computador são aparelhos a que os jovens recorrem diariamente. No entanto, este novo ambiente digital em que se movem é complementado pelo convívio familiar e com os amigos. Em média, os jovens declaram ler três livros por ano e os tipos de livros preferidos são romances, policiais e ficção científica. Os inquiridos do sexo feminino referem ler livros com maior assiduidade do que os do sexo masculino. A falta de tempo repele os jovens dos livros e o gosto pela leitura atrai-os. A leitura das publicações impressas concorrenciais ao livro, jornais e revistas, realiza-se, preferencialmente, com periodicidade semanal. Os inquiridos identificam “ler” com aprendizagem, o que é já um indício do valor instrumental atribuído à leitura, fruto de necessidades curriculares. Neste sentido, as actividades exercidas mais frequentemente na biblioteca são estudar e realizar trabalhos escolares, tarefas que conduzem à escolarização da biblioteca pública. Assim sendo, é necessário consolidar e ampliar o papel da rede de bibliotecas públicas no desenvolvimento de hábitos de leitura. Com este trabalho, pretende-se contribuir para a inventariação e divulgação de resultados de investigação sobre hábitos de leitura, designadamente entre a população escolar, de modo a promover a alfabetização, literacia e formação contínua dos jovens. Para além disso, alerta-se para a necessidade de reconhecer à biblioteca pública o seu importante papel de mediadora no acesso, processamento e uso da informação. Afinal, “para se conseguir a sabedoria nada há de tão útil e de maior necessidade que uma Biblioteca Pública” (Frei Manuel do Cenáculo).
The 18-century is seen as an important date in the circulation and in the reading practice conducted by Frei Manuel do Cenáculo. What path did the book and the reading practice take in the "new public library" of the XXI century? The goal of this study consists in analysing of the reading habits of a young population (aged fifteen to twenty-five years old) who attends Rocha Peixoto Municipal Library. The method which was used was a questionnaire which was applied to young people in that library. The results obtained allow the haracterisation of the cultural habits of those youngsters who attend the public library as well as the role that reading plays among those activities. The variety of audiovisual and electronic equipments available nowadays in our society provides a strongly technological line to the pastimes of young people. The youngsters daily use the TV, the radio and the computer. However, family and friends complement this new digital environment in which they live. In average, young people have said that they read three books per anuum and the books that they prefer are romances, detective stories and scientific fiction. Girls said that they read more frequently than boys do. The lack of time prevents young people from reading and the taste for reading attracts them. The reading of the press – newspapers and magazines – is done weekly. Young people have identified reading as learning which demonstrates the instrumental value which is given to reading as a consequence of curricular needs. In the library young people often study and do their homework and this leads to the scholarity of the public library. Therefore, it is necessary to consolidate and enlarge the role of the public libraries in the development of reading habits. This work intends to call the attention to the results of the research on reading habits, especially among students, so as to promote literacy and the continuous education of young people. It is also necessary to recognise the important role played by the public library as a place where people can access and use information. As Frei Manuel do Cenáculo said "in order to achieve wisdom it is of great use to have a public library."
TipomasterThesis
DescriçãoTese de Mestrado em Ciências da Comunicação - Área de Especialização em Comunicação, Cidadania e Educação
URIhttp://hdl.handle.net/1822/6494
AcessoopenAccess
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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