Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/6482

TítuloNavegando na rede semântica dos topic maps com o Ulisses
Autor(es)Librelotto, Giovani Rubert
Azevedo, Renato Preigschadt de
Ramalho, José Carlos
Henriques, Pedro Rangel
Palavras-chaveSemantic web
Topic maps
XML
Data15-Fev-2007
CitaçãoRAMALHO, José Carlos ; LOPES, João Correia; CARRIÇO, Luís, ed. lit. - “XATA 2007 : XML : aplicações e tecnologias associadas : actas da Conferência Nacional, 5, Lisboa, 2007.” [S.l. : s.n.], 2007. ISBN 978-972-99166-4-9.
Resumo(s)A norma ISO-IEC 13250 Topic Maps, composta principalmente de tópicos interligados através de associações, define uma rede semântica estruturada sobre um sistema de informação, criando uma ponte entre a gestão de informação e os domínios de representação de conhecimento. A estrutura de dados que um topic map representa é um grafo; portanto, uma das melhores maneiras de visualizar um grafo é percebendo sua estrutura de vértices (tópicos) e arestas (associações). Assim sendo, este artigo tem por objetivo a visualização eficiente desta camada semântica através de navegadores Web, permitindo que todos os vértices (tópicos) do grafo topic map sejam acessados em uma navegação conceitual, seja por ligações HTML (links), seja navegando no próprio grafo visualmente. Para apresentar essa abordagem de navegação em Topic Maps, divide-se o artigo em 3 partes: primeiro, apresentam-se os conceitos básicos de Topic Maps, para então, descrever algumas técnicas de sua visualização. Por fim, descrever-se-á a ferramenta de visualização desenvolvida, caracterizando as técnicas empregadas em seu desenvolvimento.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6482
ISBN978-972-99166-4-9
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DI/CCTC - Artigos (papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
XATA07-Ulisses.pdf383,03 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID