Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/64809

Title“O passado tranquiliza, o futuro mete medo” - reflexões sobre o impacto social da pandemia da COVID-19, a partir do livro O futuro tem futuro, de Jacques Séguéla (1998)
Author(s)Sousa, Vítor de
KeywordsCOVID-19
Crise
Estudos Culturais
Sociedade
Issue date6-Apr-2020
CitationSousa, V. (2020). “O passado tranquiliza, o futuro mete medo” – Reflexões sobre o impacto social da pandemia da Covid-19, a partir do livro O Futuro tem futuro, de Jacques Séguéla (1998). Communitas Think Tank – Ideias.
Abstract(s)O ano mil, como evidenciou Georges Duby no livro homónimo que escreveu (2002), foi vivido por um povo aterrorizado e pela iminência do fim do mundo. Na passagem do segundo para o terceiro milénio, Jacques Séguéla fez um exercício diferente (e nem podia ser de outra forma) antecipando, com base numa crítica à sociedade francesa, aquilo que, do seu ponto de vista, iria acontecer com a entrada no século XXI. As ideias do publicitário (nascido em 1934, que esteve ligado às campanhas da Citroën e de François Mitterrand), ficaram expressas no livro O futuro tem futuro, escrito em 1996 e publicado em Portugal dois anos depois. O título deixa, desde logo, transparecer uma ideia de esperança, mas que não corresponde necessariamente ao resto da publicação que, muito embora não tenha uma lógica apocalíptica, antevê um futuro negro face à tendência do passado, no qual o autor garante não se poder mexer. Este ensaio parte do livro de Séguéla, pegando nas abordagens humanas da passagem de época, tentando vislumbrar lógicas comparativas com a atualidade, cadenciadas pela crise da pandemia da Covid-19. Um tempo que vai correndo em regime de confinamento obrigatório e que faz questionar o futuro, mesmo que se saiba que o futuro é incerto. O que não deixa de ser uma tautologia, mas que se presume possa ser transportador de alguma esperança.
TypeOther
URIhttp://hdl.handle.net/1822/64809
Publisher versionhttp://www.communitas.pt/ideia/o-passado-tranquiliza-o-futuro-mete-medo
Peer-Reviewedno
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Outros documentos / Other documents

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O-passado-tranquiliza-o-futuro-mete-medo.pdf367,18 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID