Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/64809

Título“O passado tranquiliza, o futuro mete medo” - reflexões sobre o impacto social da pandemia da COVID-19, a partir do livro O futuro tem futuro, de Jacques Séguéla (1998)
Autor(es)Sousa, Vítor de
Palavras-chaveCOVID-19
Crise
Estudos Culturais
Sociedade
Data6-Abr-2020
CitaçãoSousa, V. (2020). “O passado tranquiliza, o futuro mete medo” – Reflexões sobre o impacto social da pandemia da Covid-19, a partir do livro O Futuro tem futuro, de Jacques Séguéla (1998). Communitas Think Tank – Ideias.
Resumo(s)O ano mil, como evidenciou Georges Duby no livro homónimo que escreveu (2002), foi vivido por um povo aterrorizado e pela iminência do fim do mundo. Na passagem do segundo para o terceiro milénio, Jacques Séguéla fez um exercício diferente (e nem podia ser de outra forma) antecipando, com base numa crítica à sociedade francesa, aquilo que, do seu ponto de vista, iria acontecer com a entrada no século XXI. As ideias do publicitário (nascido em 1934, que esteve ligado às campanhas da Citroën e de François Mitterrand), ficaram expressas no livro O futuro tem futuro, escrito em 1996 e publicado em Portugal dois anos depois. O título deixa, desde logo, transparecer uma ideia de esperança, mas que não corresponde necessariamente ao resto da publicação que, muito embora não tenha uma lógica apocalíptica, antevê um futuro negro face à tendência do passado, no qual o autor garante não se poder mexer. Este ensaio parte do livro de Séguéla, pegando nas abordagens humanas da passagem de época, tentando vislumbrar lógicas comparativas com a atualidade, cadenciadas pela crise da pandemia da Covid-19. Um tempo que vai correndo em regime de confinamento obrigatório e que faz questionar o futuro, mesmo que se saiba que o futuro é incerto. O que não deixa de ser uma tautologia, mas que se presume possa ser transportador de alguma esperança.
TipoOutro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/64809
Versão da editorahttp://www.communitas.pt/ideia/o-passado-tranquiliza-o-futuro-mete-medo
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Outros documentos / Other documents

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
O-passado-tranquiliza-o-futuro-mete-medo.pdf367,18 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID