Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/64755

TitleSalvaguarda e valorização do património bibliográfico: o caso do acervo de Pereira Caldas na Escola Sá de Miranda, em Braga
Other titlesProtection and valorization bibliographic heritage: the collection of Pereira Caldas at Escola Sá de Miranda, in Braga
Author(s)Azevedo, Andreia Margarida Fernandes Pacheco
Advisor(s)Cordeiro, José Manuel Lopes
KeywordsAcervo bibliográfico
Biblioteconomia
Património bibliográfico
Pereira Caldas
Plano de conservação preventiva
Bibliographical collection
Bibliographical heritage
Librarianship
Preventive conservation plan
Issue date2019
Abstract(s)Os olhares sob o património têm sido, nos últimos tempos, indiscutivelmente grandiosos e vastos, abrangendo uma multiplicidade de perspectivas. Do turismo crescente aos incontáveis reconhecimentos patrimoniais e culturais, por parte de autoridades internacionais, é notoriamente evidente este fenómeno do século XXI. Contudo, existem ainda perdidos nas malhas do desconhecimento valiosos bens culturais, pertencentes aos domínios que aqui serão analisados, sendo eles o Património Bibliográfico e o Património Cultural nos antigos “Lyceus Nacionais” de Portugal. Como tal, o presente relatório de estágio tem como propósito maior, uma investigação em torno de um caso em particular, o Espólio Bibliográfico do Dr. Pereira Caldas, na Escola Sá de Miranda, outrora “Liceu Nacional Central de Braga”. Através deste caso ilustraremos a importância destas duas tipologias patrimoniais, impulsionando acções de salvaguarda, conservação, valorização, dinamização e divulgação. Tratando-se de uma escola, todos estes valores serão trabalhados, através de uma Exposição, com as faixas etárias mais novas, de modo a incutir uma renovação cultural a longo prazo. Para um devido enquadramento teórico, serão feitas as devidas elucidações em torno dos conceitos que envolvem a Biblioteconomia, a Conservação Preventiva, entre outros. Far-se-á, também, o devido enaltecimento ao ilustre bibliófilo José Joaquim da Silva Pereira Caldas, cujo os feitos perderam-se no tempo, porém a hodiernidade tem feito renascer a sua figura através de diversos investigadores.
The vision under the Patrimony have been, recently, increased encompassing a multiplicity of perspectives. From the growing tourism to the countless heritage and cultural awards by internacional authorities, the phenomenon is notoriously evident in the XXI century. However, there are still losses in the meshes of the valuable cultural assets that belong to the domains that will be analyzed here, being the bibliographical and cultural heritage existing in the old “Lyceus Nacionais” of Portugal. The present internship reporttem has the purpose of an investigation around a particular case: the bibliographical legacy of Dr. Pereira Caldas, in Escola Sá de Miranda, in other times knowned like “Liceu Nacional Central de Braga”. Through this investigation we will ilustrate the importance of these two patrimonial typologies, impulsing actios of safeguarding, conservation, valorization and dynamization. Because it’s a school, all these values will be worked out through an exhibition, with the younger people, in order to explain to them the importance of a long-term cultural renewal. For a theoretical framing appropiate, the clarifications will be around the concepts that involve bibliotheconomia, preventive conservation, cataloging, among others. It will be also done an exaltation of the illustrious bibliophile José Joaquim da Silva Pereira Caldas, owner of achievements that have been lost in time, however the hodiernity has made his figure reborn through several investigators.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Património Cultural
URIhttp://hdl.handle.net/1822/64755
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
DH - Dissertações de Mestrado/Master Thesis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
9_Dissertacao_corrigida_+AndreiaAzevedo.pdf15,96 MBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID