Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/6464

TitleA embalagem como elemento de diferenciação do produto
Author(s)Almeida, Maria de Fátima de Jesus Moreira
Advisor(s)Guedes, Maria da Graça
Issue date13-Dec-2006
Abstract(s)Nas últimas décadas do séc. XX o consumidor tornou-se, para as empresas, o recurso mais raro. Assim, o alargamento da clientela, isto é, a venda, tornou-se a função principal da empresa, condicionando a sua sobrevivência, a sua rentabilidade e o seu crescimento. Para que um produto conquiste o interesse e a preferência dos consumidores as empresas necessitam investir na inovação: inovar ao nível da qualidade intrínseca dos produtos e do design, mas também ao nível da embalagem. Se um produto tem rosto, esse rosto é a embalagem, é ela que o torna atraente ao primeiro contacto, que desperta a curiosidade do potencial cliente, que o dá a conhecer e permite o seu reconhecimento posterior. A embalagem é o primeiro veículo da imagem para o produto: na prateleira, ela deve possibilitar a informação acerca da qualidade do produto veiculando e, para além disso, projectar imagens e emoções para o consumidor. Este é activo, selectivo, defensivo e até criativo, quando processa a informação recebida ao olhar um produto. O presente trabalho tem como objectivo estudar a possibilidade de utilizar a embalagem como um meio para criar valor para o cliente e aumentar a diferenciação do produto ou marca no mercado. Na primeira parte são apresentadas as teorias e técnicas de marketing aplicadas à embalagem, é concretizada uma análise das características da embalagem e das áreas que contribuem para a sua concepção e a tornam, em si mesma, um produto complexo. Na segunda parte é realizado um estudo de caso de uma empresa têxtil portuguesa e desenvolvidas propostas de criação de embalagens adequadas aos produtos da empresa e que contribuam para aumentar a sua atractividade e diferenciação para além de constituírem, em si mesmas, um valor acrescentado para o cliente.
In the final decades of the XX century, the consumer became companies’ scarcest commodity. Hence, the increase of the market share, in other words the sale, has become a company’s main goal, conditioning its survival, its profitability and its growth. For a product to win over the consumer’s interest and preference a company needs to invest in innovation: expand the intrinsic quality of the products and their design, but the innovation should also extend to the packaging. If the product has a face, that face is the packaging, it’s what makes the product initially appealing, arouses the curiosity of the potential costumer, allows people to get to know the product and also later recognize it. For the product, the packaging is the initial driving force of its image: in the shelf, it should be able to show the associated product’s quality and, furthermore, project certain images and emotions to the consumer. He is active and selective, defensive and even creative, while processing the information conveyed while looking at the product. The objective of the present work is to study the possibility of utilizing the packaging as a means of creating value for the costumer and increase differentiation of the product or brand in the market. In the first part marketing techniques and theories are shown applied to the packaging, it’s performed an analysis of the characteristics of the packaging and the areas that contribute to its conceptualization and which make it, in itself, a complex product. In the second part a case study is performed on a Portuguese textile industry and proposals for the creation of packaging are developed adequate to the company’s products and which contribute to their increased attractiveness and differentiation but also are themselves an added value for the costumer.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de Mestrado em Design e Marketing
URIhttp://hdl.handle.net/1822/6464
AccessRestricted access (UMinho)
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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