Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/64635

TítuloAplicação do modelo Time-Driven ABC na operação logística de uma empresa de retalho
Autor(es)Ribeiro, Inês Catarina Teixeira
Orientador(es)Afonso, Paulo
Palavras-chaveModelos de custeio
Custeio baseado em atividades Time-Driven ABC
Logística
Retalho
Costing systems
Time-Driven activity based costing
Logistics
Retail
Data2019
Resumo(s)O retalho está em mudança. Hoje, mais do que nunca, as empresas estão a direcionar o seu negócio para abranger também o mercado online. Evidencia-se e espera-se que as lojas se tornem cada vez mais pequenas, exigindo que os processos logísticos sejam adequados a esta nova realidade e mais otimizados que nunca. Neste contexto, para conseguir o melhor desempenho possível, as empresas devem ter sistemas de controlo de custos bem desenvolvidos, adaptados às necessidades da organização e que lhes permitam operar com o menor custo possível e minimizando os desperdícios, quer sejam em recursos humanos, em tempo ou equipamentos. Além isso, é fundamental que estes modelos tenham a capacidade de se adaptar ao crescimento da empresa, sem existir a necessidade de desenhar por completo um novo modelo, o que revelaria um custo incomportável para a empresa. Este projeto de investigação teve por base o desenvolvimento de um modelo suportado no Time-Driven Activity Based Costing (TDABC) e realizou-se na loja IKEA de Braga, com o objetivo de calcular o custo da operação logística da loja e apurar as necessidades de recursos do departamento. Esta loja, de menor dimensão, comparada com as outras lojas do grupo sueco, poderá ser a realidade das futuras lojas IKEA, onde o espaço comercial será maioritariamente focado na área de exposição e as vendas provenientes, numa grande parte, dos canais online. Numa primeira fase do estudo, analisaram-se as atividades desenvolvidas na operação logística pela equipa de Inflow, de seguida calcularam-se as estimativas de tempo para desempenhar cada uma das atividades. Posteriormente procedeu-se à formulação das equações de tempo e por fim à comparação entre os resultados obtidos com a aplicação do TDABC e com o modelo utlizado na empresa. As conclusões retiradas deste estudo mostram que o modelo utilizado pela empresa não se encontra ajustado à realidade, e que os recursos existentes se encontram em sobrecarga. A logística é uma atividade onde existe trabalho “pesado” e, se aliado a esse fator ainda existir sobrecarga de trabalho, isso poderá traduzir-se rapidamente em baixas por doença profissional. O modelo desenvolvido pode ser utilizado pelo Team Leader do departamento de logística para compreender a necessidade de colaboradores, qual o custo de cada atividade logística e definir a equipa de acordo com as necessidades da operação.
Retail is changing. Today, more than ever, companies are targeting their business to take in, also, the online marketplace. They are evidenced and it is expected that the stores become smaller and smaller, demanding that logistics processes be adequate to this new reality and more optimized than ever. To achieve the best possible performance, companies must have, well-developed, the cost control systems, that should be tailored to the needs of the organization and which enables them to operate at the lowest possible cost and without waste, whether in human resources, time or equipment. In addition, it is essential that these systems do not prove to be an unbearable cost to the company and that their use is relatively simple. Regarding the updates, the model is expected to be able to adapt itself and follow the growth of the company, without the need to completely design a new model, which would reveal a high cost to the company. This research project was based on the development of a model supported by the study of Time-Driven Activity Based Costing (TDABC) conducted at the IKEA store in Braga, where it was intended to calculate the cost of the store's logistics activity and how the department's resources were allocated. This is a smaller store, compared to other stores of the Swedish group, but it is believed that this may be closer to the reality of the future IKEA stores, where the commercial space is mostly focused on the exhibition area and the volume of sales achieved comes largely from online sales. In a first phase of the study, the activities developed in the logistics operation by the Inflow team were analysed, then it was calculated the estimative time to perform each of the tasks. In the next phase the equations of time were formulated and, finally, we obtained the comparison of the results through the application of TDABC with the model used in the company. The conclusions drawn from this study show that the model used by the company isn’t adjusted to the reality, and that the existing resources are in overload, logistics is an activity where there is “heavy” work, if allied to this factor there is still work overload, that can translate quickly into sick leave by occupational disease. The developed model can be used by the Team Leader of the logistics department to understand the need of employees, the cost of each logistics activity and define the team according to the needs of the operation.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia de Sistemas
URIhttps://hdl.handle.net/1822/64635
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Ine_s+Ribeiro_PG30477.pdf1,44 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID