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TítuloTransversalidade da língua materna no 3º ciclo do Ensino Básico: representações de supervisores de língua portuguesa sobre a sua natureza e formas de operacionalização nos domínios da leitura e da escrita em aulas de língua materna
Autor(es)Neves, Rómulo Jesus Rodrigues
Orientador(es)Sá, Cristina Manuela
Data20-Jul-2004
Resumo(s)A presença da Língua Materna no Ensino Básico tem vindo a ser encarada cada vez com mais interesse, nestes últimos anos, dado que esta desempenha um papel extremamente importante na formação dos alunos a todos os níveis, se se tiver em conta as inúmeras possibilidades abertas pela sua transversalidade. A sua relevância na formação geral do aluno (porque esta desenvolve competências úteis para a aquisição/desenvolvimento de conhecimentos essenciais em termos escolares e sócio-profissionais) e o facto de todas as disciplinas poderem contribuir para um melhor domínio da Língua Materna (pois esta é o instrumento de aprendizagem privilegiado na construção de saberes) implicam uma renovação das práticas lectivas. Nesta perspectiva, começámos por canalizar as nossas atenções para a importância da Supervisão na formação inicial, visto que se espera que o processo supervisivo seja capaz de promover a reflexão sobre as práticas e o questionamento destas, conduzindo a uma melhoria da qualidade de ensino. Porque a aula de Língua Portuguesa ocupa um papel de destaque neste trabalho, preocupámo-nos em caracterizá-la, quanto ao seu objecto e aos seus objectivos, e ainda em reunir conhecimentos teóricos, presentes na literatura visitada, sobre a transversalidade da Língua Materna e sobre algumas formas de operacionalização dessa transversalidade no 3º Ciclo do Ensino Básico, nos domínios da leitura e da escrita. Através de um estudo empírico, recorrendo a uma metodologia de tipo qualitativo, esta investigação pretendeu identificar representações de supervisores de Língua Portuguesa acerca: (i) da natureza da transversalidade da Língua Materna; (ii) de formas de operacionalização dessa transversalidade em aulas de Língua Portuguesa, do 3º Ciclo do Ensino Básico, nos domínios da leitura e da escrita; (iii) de estratégias que estes encontram para consciencializar os professores em formação inicial, que apoiam, para a importância desta problemática e os dotar das competências necessárias à operacionalização da transversalidade da Língua Materna nas suas aulas, nos domínios da leitura e da escrita. A partir da análise dos dados recolhidos (questionário e entrevista), elaborámos algumas conclusões e apresentámos algumas sugestões que, em nosso entender, permitem promover a transversalidade da Língua Materna nas aulas de Língua Portuguesa, tendo em conta duas vertentes que se cruzam nesta investigação: a Supervisão no âmbito da formação inicial de professores e a Didáctica do Português.
In these last few years, the teaching of Portuguese Mother Tongue to pupils aged between 12 and 15 years old has been regarded with particular interest. It is justified by the extremely important role played by Mother Tongue in education, especially if we have in mind the several possibilities created by its transversality. Mother Tongue relevance in education (because it develops useful abilities for the acquisition/development of essential academic and professional knowledge) and the fact that all subjects allow a better understanding of Mother Tongue (once this is the favourite instrument of learning and the construction of knowledge) imply a renewal of the classroom practices. In this perspective, we started this study by pointing out the importance of Supervision in the scope of initial teacher training, because the supervision process is expected to be capable of promoting reflection on practices and to lead to an improvement in teaching quality. Because Mother Tongue holds a major role in this research, we felt the need to explain what are the object and the aims of its teaching. We also gathered theoretical information about the Mother Tongue’s transversality and analysed some of the ways of performing that transversality in teaching 12 to 15 year old pupils how to read and write. Our empiric study, using a qualitative methodology, aimed to identify school supervisors of Mother Tongue teaching representations about: (i) the nature of the Mother Tongue’s transversality; (ii) the ways of performing that transversality in Mother Tongue classes for 12 to 15 year old students; (iii) the strategies they use to make teacher trainees aware of the importance of this issue and to help them acquire and develop the necessary abilities to perform the Mother Tongue’s transversality in their classes, in through activities focused on reading and writing. From the analysis of the data (collected by the means of a questionnaire and an interview), we came up to some conclusions. Based on these conclusions, we presented some suggestions that, in our opinion, promote transversality in the teaching of Mother Tongue, bearing in mind the two areas of research intersected in this study: Supervision in initial teacher training and languages methodology.
Ces dernières années, l’enseignement de la Langue Maternelle à l’École Primaire et au Collège a suscité de plus en plus d’intérêt. La transversalité de la Langue Maternelle en fait une pièce essentielle de la formation générale des élèves, en tant qu’individus et membres d’une société. D’une part, parce que l’enseignment-apprentissage de la Langue Maternelle favorise l’acquisition et le développement des compétence essentielles, au niveau scolaire et socio-professionnel. D’autre part, parce que toutes les disciplines peuvent contribuer à sa maîtrise (puisque celleci est l’instrument privilégié de la construction du savoir). Ces constations impliquent une rénovation des pratiques pédagogiques. Prenant cette perspective comme base pour notre étude, nous avons d’abord centré notre attention sur l’importance de la Supervision dans la formation initiale des enseignants. En effet, les procès de supervision doit stimuler la réflexion sur les pratiques de classe et la remise en question de celles-ci. Tout ceci est censé conduire à l’amélioration de la qualité de l’enseignement. Puisque la Langue Maternelle est au centre de notre étude, nous avons tenté de caractériser l’objet et les objectifs de son enseignment-apprentissage. Nous avons aussi essayé de réunir des connaissances théoriques sur la transversalité de la Langue Maternelle et des formes de la mettre en oeuvre au Collège, dans les domaines de la lecture et de la production écrite. Ayant recours à un questionnaire et à des entretiens, nous avons identifié des représentations de superviseurs enseignant dans des collèges à propos: (i) de la nature de la transversalité de la Langue Maternelle; (ii) des formes de mise en oeuvre de cette transversalité en classe de la Langue Maternelle, dans les domaines de la lecture et de la production écrite; (iii) des stratégies auxquelles ils ont recours dans le but d’amener les enseignants à leur charge à prendre conscience de l’importance de cette problématique et à développer les compétences essentielles à la mise en oeuvre de la transversalité de la Langue Maternelle en classe, dans les domaines de le lecture et de la production écrite. L’analyse des données nous a permis de formuler des conclusions. Celles-ci nous ont amené à présenter des suggestions concernant la mise en oeuvre de la transversalité de la Langue Maternelle en classe, tout en tenant compte des deux disciplines qui se croisent dans cette recherche: la Supervision et la Didactique de la Langue Maternelle.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de Mestrado em Educação (Área de Especialização em Supervisão Pedagógica do Ensino do Português)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6457
AcessoAcesso restrito UMinho
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