Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/64567

TítuloO newsmaking da Rádio Renascença: a influência da Igreja Católica nos critérios de noticiabilidade
Outro(s) título(s)The newsmaking at Radio Renascença: the influence of the Catholic Church on the news criteria
Autor(es)Miranda, Eduardo Miguel da Silva
Orientador(es)Oliveira, Madalena
Palavras-chaveCritérios de noticiabilidade
Igreja Católica
Influência
Jornalismo especializado
Rádio
Catholic church
News criteria
Influence
Specialised journalism
Data2019
Resumo(s)Qualquer que seja o órgão de comunicação social de que estejamos a falar, palavras como “independência”, “rigor” ou “isenção” são transversais e nenhum jornalista ousará afastar-se destes conceitos. No seu trabalho diário, o jornalista não esquece que não escreve simplesmente por ou para si próprio, mas em nome de um órgão, uma empresa para a qual trabalha e que, por isso, representa. Esse mesmo órgão de comunicação social, por sua vez, tem também uma marca própria e critérios editoriais pelos quais se segue diariamente. Este relatório dá conta de uma experiência de estágio profissionalizante de Informação e Jornalismo, realizada entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019, na redação da Rádio Renascença em Vila Nova de Gaia. E a Rádio Renascença é um caso especial. Detida na totalidade pela Igreja Católica e casa de cerca de 200 profissionais, a emissora tem uma matriz religiosa que influencia o dia a dia da informação, analisando aquilo que, em consequência disso, é noticiado, mas também o que não é. Este documento procura refletir sobre a prática jornalística no contexto específico de uma emissora de natureza confessional, analisando o peso da Igreja nos critérios de noticiabilidade da rádio, à luz das notícias produzidas e da experiência de anos dos jornalistas. Ao mesmo tempo, reflete sobre qual o papel do jornalismo especializado em religião, nestes tempos de alvoroço digital em que a sociedade parece afastar-se, ou esquecer-se, das suas raízes fundadoras.
Whatever the social media that we are talking about, words like "independence", "accuracy" or "exemption" are crucial and no journalist will ever try to walk away from these concepts. In the daily basis work, the journalist does not forget and does not write by or to himself, instead, he does it to a specific media, a company that he is working to, and, for that, he represents. This social media also has his own brand and editorial criteria to guide themselves on a daily basis. This report takes the experience of a professional internship in "Information and Journalism", between December 2018 and February 2019, at the broadcaster "Radio Renascença" in Vila Nova de Gaia. The Radio Renascença is special, it's owned by the Catholic Church and the office of around 200 workers. This broadcaster has a religious base that influences the daily basis of the information, analysing what, as a consequence, could be, or not, published. This document will reflect about the practice of journalism in a specific context of a confessional broadcaster, analysing the power of the church in the criteria of the exposed radio news, considering the produced news and years of experience of the journalists. At the same time, it reflects the role of the specialised religious journalism, according to the current digital bustle times, when the society seems to be moving away, or forgetting, their origin.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Informação & Jornalismo)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/64567
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
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3_RelatorioEstagio_pg34183_Eduardo+Miranda.pdf706,78 kBAdobe PDFVer/Abrir

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