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https://hdl.handle.net/1822/64224
Título: | O espaço europeu de ensino superior para uma nova ordem educacional? |
Outro(s) título(s): | The european higher education area toward a new educational order? |
Autor(es): | Antunes, Fátima |
Palavras-chave: | Processo de Bolonha Espaço europeu de ensino superior Regulação do ensino superior Governação da educação Bologna process European higher educational area Higher education regulation Education governance |
Data: | 2007 |
Editora: | Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação |
Revista: | ETD - Educação Temática Digital |
Citação: | Antunes, F. (2008). O espaço europeu de ensino superior para uma nova ordem educacional?. ETD - Educação Temática Digital, 9, 1-28. https://doi.org/10.20396/etd.v9in.esp.725 |
Resumo(s): | O Processo de Bolonha constitui um método de acção política em direcção ao Espaço Europeu do Ensino Superior que representa uma nova ordem das relações sociais em educação. A governação multi-escalar, a acção transnacional, a agenda globalmente estruturada para a educação e modelo(s) educativo(s) de ambição mundial perfilam o terreno em que se confrontam programas e protagonistas em torno da constitucionalização do projecto neoliberal e da construção da educação como direito humano ou mercadoria. Neste contexto, o Processo de Bolonha está a configurar um novo quadro regulatório para o ensino superior na Europa em que o mercado ou o cosmopolitismo são sentidos possíveis da mudança com desiguais probabilidades de desenhar o futuro. Bologna Process constitutes a method of political action toward the European Higher Education Area that represents a new ordering of social relationships in education. Multi-scalar governance, transnational action, a globally structured educational agenda and world ambitious educational models fabricate the terrain where programs and protagonist around the constitutionalization of the neoliberal project and the construction of education as a human right or as a merchandise. In this context, Bologna Process delineates a new regulatory framework for Higher Education in Europe where the market or cosmopolitanism are possible meanings and directions of change with unbalanced probabilities of benchmarking future. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/64224 |
DOI: | 10.20396/etd.v9in.esp..725 |
ISSN: | 1676-2592 |
Versão da editora: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/725 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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725-Texto do artigo-780-1-10-20150128.pdf | 185,56 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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