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TítuloO espaço europeu de ensino superior para uma nova ordem educacional?
Outro(s) título(s)The european higher education area toward a new educational order?
Autor(es)Antunes, Fátima
Palavras-chaveProcesso de Bolonha
Espaço europeu de ensino superior
Regulação do ensino superior
Governação da educação
Bologna process
European higher educational area
Higher education regulation
Education governance
Data2007
EditoraUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
RevistaETD - Educação Temática Digital
CitaçãoAntunes, F. (2008). O espaço europeu de ensino superior para uma nova ordem educacional?. ETD - Educação Temática Digital, 9, 1-28. https://doi.org/10.20396/etd.v9in.esp.725
Resumo(s)O Processo de Bolonha constitui um método de acção política em direcção ao Espaço Europeu do Ensino Superior que representa uma nova ordem das relações sociais em educação. A governação multi-escalar, a acção transnacional, a agenda globalmente estruturada para a educação e modelo(s) educativo(s) de ambição mundial perfilam o terreno em que se confrontam programas e protagonistas em torno da constitucionalização do projecto neoliberal e da construção da educação como direito humano ou mercadoria. Neste contexto, o Processo de Bolonha está a configurar um novo quadro regulatório para o ensino superior na Europa em que o mercado ou o cosmopolitismo são sentidos possíveis da mudança com desiguais probabilidades de desenhar o futuro.
Bologna Process constitutes a method of political action toward the European Higher Education Area that represents a new ordering of social relationships in education. Multi-scalar governance, transnational action, a globally structured educational agenda and world ambitious educational models fabricate the terrain where programs and protagonist around the constitutionalization of the neoliberal project and the construction of education as a human right or as a merchandise. In this context, Bologna Process delineates a new regulatory framework for Higher Education in Europe where the market or cosmopolitanism are possible meanings and directions of change with unbalanced probabilities of benchmarking future.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/64224
DOI10.20396/etd.v9in.esp..725
ISSN1676-2592
Versão da editorahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/725
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
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