Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/64143

TítuloTendências contemporâneas na reabilitação de fachadas
Autor(es)Mendonça, Paulo
Palavras-chaveReabilitação de edifícios
Fachadas
Tecnologias digitais
DataSet-2016
EditoraUniversidade do Minho
CitaçãoMendonça, P.; “Tendências contemporâneas na reabilitação de fachadas”; Livro de Atas do Seminário Reabilitação de Fachadas. Guimarães, 22 Setembro 2016; pp 83-98.
Resumo(s)Este artigo tem como objetivo mostrar algumas tendências contemporâneas na reabilitação de edifícios, centrando-se nos elementos com maior influência no desempenho funcional e imagem exterior – as fachadas. Apresentam-se alguns casos de estudo demonstrativos da integração em fachadas de sistemas energéticos passivos e ativos. Como denominar comum aos casos de estudo apresentados, foram utilizadas tecnologias digitais, seja no projeto, representação e simulação do desempenho das soluções, seja na própria construção de protótipos e na eventual produção futura dos componentes. As tecnologias digitais têm contribuído para a alteração da nossa perceção e opções estéticas. O fácil acesso à informação e às tecnologias permite aumentar as ferramentas de projeto disponíveis para o apoio aos projetistas e construtores, bem como divulgar, desenvolver e promover o sentido crítico e a cultura arquitetónica no cidadão comum, aumentando o nível de exigência e de recetividade à inovação no promotor. Outro denominador comum às soluções apresentadas são a utilização de materiais de construção não convencionais, nomeadamente membranas, painéis solares e vegetação viva. A utilização inovadora de materiais convencionais é também explorada nalguns dos casos de estudo apresentados.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/64143
ISBN978-972-8692-94-0
Versão da editorahttp://www.hms.civil.uminho.pt/events/reabilitacao_fachadas/6.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:Lab2PT - Atas de Congresso/ Papers in conference proceedings
Lab2PT - Atas de Congresso/ Papers in conference proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Artigo PM Reabilitacao fachadas 2016.pdf737,48 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID