Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/64101

TitleEstudo do processo de planeamento e compras numa empresa de equipamentos óticos não oftálmicos
Author(s)Ribeiro, Filipa Margarida Pires
Advisor(s)Sousa, Rui M.
KeywordsCompras
Gestão de stocks
Mapeamento de processos
Planeamento
Planning
Process mapping
Purchasing
Stock management
Issue date2019
Abstract(s)O presente projeto de dissertação, concretizado no âmbito do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial (MIEGI), da Universidade do Minho, foi desenvolvido em ambiente industrial no departamento de Logística da empresa Leica – Aparelhos Óticos de Precisão, S.A.. Este projeto teve como objetivo essencial a análise e melhoria do processo de planeamento e compras, e consequentemente, o expectável aumento do nível de serviço ao cliente, que se encontra atualmente nos 65%. Ao longo do projeto foram revistos diversos processos do departamento e, por conseguinte, identificadas diversas oportunidades de melhoria relacionadas com a duplicação de informação, a normalização do trabalho, a atualização de stocks de segurança (SS), quantidades económicas de encomenda (QEE) e pontos de reabastecimento (R) e a liberação de encomendas. Através da análise crítica inicial do problema, aliada a uma revisão de literatura aos principais temas em estudo, foi possível definir um conjunto de propostas de melhoria através da utilização de ferramentas como o Business Process Model and Notation (BPMN), diagrama de Ishikawa, matriz de competências e um programa de cálculo de SS, QEE e R. Apesar de estas melhorias não terem sido implementadas devido ao reduzido tempo deste projeto, caso a sua implementação se verificasse, seria possível à empresa poupar 96 horas com a eliminação de um processo repetido (cerca de 1900€/ano), uma diminuição de 1 114 177,48€ em capital não mobilizado em stock no segundo trimestre de 2019 devido à atualização de SS, QEE e R e uma poupança de 204 811,20€ no ano fiscal de 2019 através da revisão do processo de liberação de encomendas. Para além destes valores espera-se ainda que, com o pedido de encomenda a ser enviado mais cedo para os fornecedores, e com a atualização dos SS, QEE e R, o nível de serviço ao cliente aumente, não sendo possível, neste momento, quantificar o mesmo.
The present project of dissertation, achieved within the Integrated master’s in industrial management and Engineering in the University of Minho, was developed in an industrial environment in the department of Logistics at the company Leica – Aparelhos Ópticos de Precisão, S.A.. This project had as its essential goal the analysis and improvement of the process of planning and purchasing, and consequently, the expected growth of the customer service level, which is now at 65%. Over the course of de project many of the department’s processes were revised and, therefore, a diverse number of opportunities of improvement were identified, related with the duplication of information, the work standardization, the update of safety stocks (SS), the economic orders quantity (EOQ) and points of replenishment (R) and the release of orders. Through the initial critical analysis of the problem, associated with a literature review of the main themes under study, it was possible to define a set of improvement proposals using tools such as Business Process Model and Notation (BPMN), Ishikawa diagram, competency matrix and a calculation program of SS, EOQ and R. Although these improvements were not implemented due to the reduced time of this project, if they were deployed, it would be possible for the company to save 96 hours/year through the elimination of a repeated process (around 1900€/year), a decrease of 1 114 177,48€ in non-callable capital in stock during the second quarter of 2019 due to SS, EOQ and R upgrade, and a saving of 204 811,20€ in fiscal year of 2019 by reviewing the orders release process. In addition to these figures, it is expected that, with the order request to be sent to the suppliers earlier, and with the SS, EOQ and R update, the level of customer service will increase, however, it is not possible at this moment to quantify this number.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
URIhttp://hdl.handle.net/1822/64101
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado
DPS - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_13112019.pdf3,12 MBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID