Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/64046

TitleDesenvolvimento de software educativo: a coordenação como fator crítico de sucesso
Other titlesEducational software development: coordination as the critical success factor
Author(s)Costa, António Pedro
Reis, L. P.
Loureiro, Maria João
KeywordsModelo 4C
Metodologia Híbrida de Desenvolvimento Centrado no Utilizador
Courseware Sere
Coordenação
4C Model
Hybrid User Centered Development Methodology
Courseware Sere
Coordination
Issue dateSep-2014
PublisherAssociação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (AISTI)
JournalRISTI: Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação
CitationCOSTA, António Pedro; REIS, Luís Paulo e LOUREIRO, Maria João. Desenvolvimento de Software Educativo: A Coordenação como Fator Crítico de Sucesso. RISTI [online]. 2014, n.spe2, pp.1-18. ISSN 1646-9895. http://dx.doi.org/10.17013/risti.e2.1-18.
Abstract(s)No desenvolvimento de software, a coordenação permite organizar a equipa, negociando/atribuindo tarefas para serem realizadas por determinada ordem, de forma a cumprir os objetivos propostos. A coordenação tem ainda a responsabilidade de gerir conflitos associados a atitudes de competição, à desorientação, a problemas de hierarquia e à difusão de responsabilidade. Este trabalho tem por base as dimensões do modelo 4C: Comunicação, Coordenação, Colaboração e Cooperação. Baseia-se na análise das interações entre os elementos da equipa multidisciplinar que desenvolveu o recurso educativo o Courseware Sere – “O Ser Humano e os Recursos Naturais” relativamente à dimensão “Coordenação”. Os resultados permitiram detetar limitações da Metodologia Híbrida de Desenvolvimento Centrado no Utilizador usada para o desenvolvimento deste courseware bem como implementar ferramentas que permitem melhorar as atividades de coordenação.
In software development, coordination allows organizing the team by negotiating/assigning tasks to be performed by a certain order in order to meet the proposed objectives. Coordination is also responsible for managing conflicts associated with attitudes of competition, disorientation, problems of hierarchy and diffusion of responsibility. This work is based on the 4C model dimensions: Communication, Coordination, Cooperation and Collaboration. It is based on the analysis of the interactions between the multidisciplinary team members, that developed the educational resource Courseware Sere - "The Human Being and Natural Resources" concerning the "Coordination" dimension. The results achieved allowed us to detect limitations of Hybrid User Centered Development Methodology used for this courseware development as well as to implement tools to improve the coordination activities.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/64046
DOI10.17013/risti.e2.1-18
ISSN1646-9895
Publisher versionhttp://dx.doi.org/10.17013/risti.e2.1-18
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CAlg - Artigos em revistas internacionais/Papers in international journals

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
nspe2a02.pdf940,88 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID