Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/64003

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFaria, Vasco Silva depor
dc.contributor.authorAndrikopoulos, Dimitrispor
dc.contributor.authorMartingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomespor
dc.contributor.editorMartingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomespor
dc.contributor.editorTelles, A.por
dc.date.accessioned2020-02-20T11:05:47Z-
dc.date.available2020-02-20T11:05:47Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationFaria, V., Andrikopoulos, D., & Martingo, A. (2019). Técnicas não convencionais no trompete e a sua incidência no repertório português dos últimos quarenta anos. In Martingo, A. & Telles, A. (Eds.), Musica instrumentalis: experimentação e técnicas não convencionais nos séculos XX e XXI (pp. 103-109). V. N. Famalicão: Húmus.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/64003-
dc.description.abstractPresentes com particular ênfase desde a década de 1940 (Tribuzi, 1992: 3), a experimentação e inovação na escrita para trompete ganham particular relevo no repertório deste instrumento a partir da década de 1970, incluindo Cherry (2009: 311) entre as designadas técnicas não convencionais (extended techniques) os multifónicos, as vocalizações, o flatterzunge, 1 o glissando, 2 os trilos labiais, os trémulos e posições auxiliares, as surdinas,3 a remoção de bombas e as notas pedais. Hickman (2006) refere também a respiração circular e enumera os vários tipos de surdina, enquanto Sherman (1979) inclui, entre as técnicas, a utilização do vibrato de forma não convencional (Faria, 2018: 38). Tribuzi (1992: 4) classifica as técnicas não convencionais em duas categorias, consoante sejam executadas com os lábios ou apenas com a coluna de ar. Já Ghahremani (2016: 12)sugere uma classificação em cinco categorias, a saber, técnicas labiais, técnicas de articulação, vocalizações, multifónicos, e técnicas de bombas e pistões.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherHúmuspor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titleTécnicas não convencionais no trompete e a sua incidência no repertório português dos últimos quarenta anospor
dc.typebookPartpor
oaire.citationStartPage103por
oaire.citationEndPage109por
dc.subject.fosHumanidades::Artespor
sdum.bookTitleMusica instrumentalis: experimentação e técnicas não convencionais nos séculos XX e XXIpor
Aparece nas coleções:CEHUM - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
VF_DA_AM_TécnicasNãoConvencionais.pdf249,87 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID