Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63957

TítuloA cidade e as crianças na literatura para a infância: um estudo exploratório a partir de três obras
Outro(s) título(s)The city and children in children's literature: an exploratory study on three works
Autor(es)Balça, Angela
Azevedo, Fernando
Palavras-chaveLiteratura infantil
Ilustração
Cidade
Partilha
Comunicação
Children’s literature
Illustration
City
Sharing
Communication
Data2017
EditoraUniversidad de Almería (UAL)
RevistaÁlabe: Revista de Investigación sobre Lectura y Escritura
CitaçãoBalça, Ângela y Azevedo, Fernando (2017). A cidade e as crianças na literatura infantil. Um estudo exploratório a partir de três obras. Álabe 15. [www.revistaalabe.com] DOI: 10.15645/Alabe2017.15.1
Resumo(s)O artigo aborda o espaço físico e mental da cidade e a sua relação com as crianças em três obras de literatura para a infância. Partindo do entendimento de cidade apresentado por Ferreira (2015), Teixeira (2015) e Domingues (2015), o objetivo maior deste breve estudo é compreender que modelo de cidade é apresentado às crianças em obras de literatura para a infância escritas e ilustradas em diferentes décadas do século XXI, por artistas de diversas nacionalidades e editadas em diversos países. Para alcançar este objetivo faz-se uma leitura comparada, crítica e reflexiva destas obras. Como conclusão, podemos afirmar que o modelo/espaço cidade nestas obras de literatura infantil é apresentado como um território simultaneamente eufórico e disfórico, com matizes diversificados. Porém, à criança é sempre deixada uma palavra luminosa. Em todas as obras fica o apelo à comunicação, à partilha, à amizade.
This study discusses how portuguese children's literature authors have succeeded in eluding censorship during the dictatorship period (1926-1974), by publishing written texts which shared hidden messages with their readers, messages that could not have been conveyed and discussed otherwise. The objectives of this study are to divulge children's literature texts, published during the dictatorship and read nowadays by children; to understand which themes and values are shared in these works with younger readers; to understand which mechanisms were used by the authors to evade censorship and to share their message with children. As a methodology, we have privileged the hermeneutical analysis, thereby developing a critical and reflexive reading of the texts. From this analysis we have concluded that these works approach themes like racism and the promoting of the equality among Mankind, like the defense of freedom and the resistance to oppression, and the exhortation to peace. The authors have cultivated a symbolic language, a metaphor, the ambiguity, humor, and irony as mechanisms to reach younger readers and to share their message.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63957
DOI10.15645/Alabe2017.15.1
ISSN2171-9624
Versão da editorahttp://revistaalabe.com/index/alabe/article/view/337
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A_Cidade_e_as_Criancas_Na_Literatura_Infantil_Um_Estudo.pdf188,17 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID