Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/63871

TitleAGraphAR: biblioteca para suporte a grafos em jogos interactivos de realidade aumentada
Other titlesAGraphAR: a library for the support of graphs in augmented reality interactive games
Author(s)Oliveira, Nuno
Almeida, Paulo Adelino Dias
Moreira, Pedro Miguel
KeywordsRealidade aumentada
Grafos
HTML5
JavaScript
WebGL
Augmented Reality
Graphs
Issue date2013
PublisherAssociação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (AISTI)
JournalIberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI)
Abstract(s)Os recentes desenvolvimentos tecnológicos nos navegadores web (browsers) relacionados com a computação gráfica, particularmente a linguagem HTML5 e o contexto WebGL tornam possível ter acesso a aplicações de realidade virtual aumentada diretamente a partir do ambiente web. Neste artigo apresenta-se uma biblioteca para a representação e construção interativa de um grafo em realidade aumentada implementada para o ambiente web. Existe uma grande quantidade de aplicações, nomeadamente no contexto dos jogos sérios e em particular os de carácter educacional, que podem ser implementadas sobre a estrutura de um grafo e que poderiam beneficiar do apelativa visual proveniente da realidade aumentada. A biblioteca aqui descrita simplifica bastante o desenvolvimento destas aplicações encapsulando as operações de gestão do grafo e ocupando-se dos principais desafios provenientes da vertente de realidade aumentada. Por forma a testar e validar e a biblioteca são apresentadas três atividades interativas, que a incorporam como suporte à sua implementação.
Recent technological developments in web browsers related to the ability to natively capture and process media from local devices and render 3D computer graphics, in particular due to the evolution of HTML5 and its associated APIs, such as WebGL, make it possible to provide virtual augmented reality applications directly from the web environment. In this paper we present a library for the representation and construction of graph based interactive augmented reality games implemented for the web environment. There is a lot of applications, particularly in the context of serious games and in particular those dealing with education, that internally represents information or concepts in a graph-like structure and that could benefit from the appealing look of augmented reality. The herein described library greatly simplifies the development of these applications by encapsulating operations management of the graph and taking care of the main challenges from the aspect of augmented reality. In order to test and validate the library three interactive activities are described.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/63871
ISBN9789899843400
ISSN2166-0727
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CAlg - Artigos em livros de atas/Papers in proceedings

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
06615884.pdf671,51 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID