Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/63781

TítuloPercepções de professores do ensino secundário em Portugal sobre o papel da disciplina de biologia e do gabinete de apoio aos alunos na educação em sexualidade
Outro(s) título(s)The perceptions of teachers of secondary education in Portugal regarding the role of the biology and the student support office in sexuality education
Autor(es)Gonçalves, Cândida Maria Machado
Vilaça, Teresa
Palavras-chaveEducação em sexualidade
Disciplina de Biologia
Gabinete de Apoio ao aluno/a
Professores/as
Portugal
Sexuality Education
Biology subject
Student Support Office
Teachers
Data2013
EditoraUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
RevistaRevista Ibero-Americana de Estudos em Educação
Resumo(s)A educação em sexualidade (ES) em Portugal, por se tratar de uma área de formação pessoal e social, exige a adopção de um currículo aberto e flexível com a participação ativa dos/as alunos/as. Por essa razão, a ES tem vindo a ser integrada no currículo escolar nomeadamente na disciplina de Biologia e Gabinete de Apoio ao Aluno/a (GAA). Neste sentido, foi desenvolvida uma investigação em escolas portuguesas que, entre outros objetivos, pretendeu: i) caracterizar as concepções de professores/as do GAA e professores/as de Biologia, do Ensino Secundário, sobre o papel da disciplina de Biologia e do GAA na ES dos/as jovens; ii) descrever a forma como concebem o GAA como uma estrutura de suporte na ES. Recorreu-se a uma metodologia qualitativa, exploratória e descritiva, em que a recolha dos dados foi feita através de entrevistas semiestruturadas a professores/as responsáveis pelo GAA (n=6) e professores/asde Biologia (n=6). A maior parte dos/as entrevistados/as atribuiu à Biologia e ao GAA um papel importante na ES no Ensino Secundário, que entenderam como uma área transversal e interdisciplinar onde se ajudam os/as jovens a construir projetos de vida saudáveis. Na sua perspetiva, o programa de Biologia permite o conhecimento da dimensão biológica da sexualidade, daí a importância da sua articulação com o GAA. O GAA foi considerado como uma estrutura de suporte à ES, porque além de colaborar nos projetos de ES deverá ser um serviço social, onde o/a professor/a age como conselheiro/a e encaminha o/a aluno/a para outras instituições.Estes resultados têm implicações a nível da formação de professores/as, da articulação entre as áreas curriculares disciplinares e o GAA e da (re) estruturação dos GAA em função dos normativos legais.
Sexuality education (SE) in Portugal, which is an area of personal and social education, requires the adoption of an open and flexible curriculum with active student participation. For this reason, SE has been integrated into the school curriculum particularly in the Biology subject and in the Student Support Office (SSO). In this sense, a research on Portuguese schools which among other objectives, aimed to characterize the conceptions of teachers of the SSO and theBiology teachersof Secondary Education regarding the role of Biology and the SSO in youth SE and to describe how they conceive the SSO as a supporting structure in SE, was carried out. A qualitative, exploratory and descriptive methodology was used and data collection was done through semi-structured interviews applied to SSO teachers (n=6) and Biology teachers (n=6). Most of the respondents attributed an important role to SE in secondary school to the subject of Biology and the SSO, and understood SE as an interdisciplinary and cross-sectional area whichhelps youths to build a healthy living project. In their perspective, the Biology program allows for the acquisition of the biological understanding of sexuality, hence the importance of its relationship with the SSO. The SSO was viewed as a support structure to SE, because it was seen as collaborating in the projects of SE and as a social service, where the teacher acts as a coach and, when necessary, guides students to other institutions. These results have implications for teacher training, the links between the disciplinary curricular areas and the SSO, and the (re) structuring of the SSO in light of the legal norms.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/63781
DOI10.21723/riaee.v8i2.6551
ISSN2446-8606
e-ISSN1982-5587
Versão da editorahttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6551
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
6551-16469-1-PB.pdf145,89 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID