Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/63748

TitleEducação ambiental para a conservação da biodiversidade na educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico
Other titlesEnvironmental education for the conservation of biodiversity in pre-school education and the 1st cycle of basic education
Author(s)Silva, Raquel Maria Andrade da
Advisor(s)Vilaça, Teresa
KeywordsBiodiversidade
Educação ambiental
Educação pré-escolar
Ensino do 1.º ciclo do ensino básico
Floresta autóctone
Autochthonous forest
Biodiversity
Environmental education
Pre-school education
Teaching of the 1st cycle of basic education
Issue date2019
Abstract(s)O presente relatório tem como objetivo dar a conhecer o trabalho desenvolvido, à luz do processo investigativo estruturante para os projetos de intervenção desenvolvidos, em contextos de Educação Pré- Escolar e de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ao longo do 2.º ano de Mestrado. Este projeto, intitulado Educação Ambiental para a Conservação da Biodiversidade na Educação Pré-escolar e 1.ºCiclo do Ensino Básico, visa dar resposta ao seguinte problema de investigação: Quais são as potencialidades da educação ambiental para a conservação da biodiversidade, baseada na articulação da prática laboratorial com instrumentos de expressão e comunicação oral e artística, a nível da ação ambiental de crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo e da sua melhoria da expressão oral e artística? Na realização de ambas as fases de investigação e intervenção na educação pré-escolar com crianças de cinco anos e no 1º ciclo no 2.º ano do ensino básico foram adotadas várias atividades e estratégias pedagógicas com o intuito de compreender e, simultaneamente, contribuir para melhorar a relação das crianças face ao meio ambiente e à conservação da biodiversidade. Durante a sua realização foi possível observar a prática, recolher dados, analisar, refletir e melhorar continuamente as atividades de ensino usando os princípios da investigação-ação. Os instrumentos usados para a recolha de dados foram, entre outros, brainstorming, diários de bordo semanais e a análise documental. Desta forma, as atividades implementadas estimularam e promoveram o envolvimento, a cooperação, a participação e a colaboração dos vários intervenientes da educação presentes nos estágios realizados. A análise dos resultados permitiu compreender que com estas crianças envolvidas no estudo, usar os problemas ambientais emergentes da atualidade vivenciados nos dois contextos educativos para promover comportamentos a favor do ambiente e, simultaneamente, desenvolver competências a nível da expressão oral e artística, tem um papel determinante para ajudar as crianças a comprometerem-se com a aprendizagem e com a resolução de problemas ambientais, essencialmente para promover a conservação da biodiversidade. Neste sentido, o educador e professor são considerados elementos essenciais para a implementação efetiva da Educação Ambiental nas instituições.
This report aims to make known the work developed, in light of the structured investigative process for intervention projects, in contexts of Pre-school Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, during the 2nd year of Master's degree. This project, titled Environmental Education for the Conservation of Biodiversity in Pre-school education and the 1st cycle of Basic Education, intents to answer the following research problems: What are the potentials of Environmental education for the conservation of biodiversity, based in the articulation of the laboratory practice with instruments of expression and oral and artistic communication, at the level of environmental action of Pre-school and 1st cycle of Basic Education children and with the improvement of oral and artistic expression? In the process of both investigation and intervention phases in Pre-school education with fiveyear- olds and in the 2nd year of 1st cycle of Basic Education were embraced several activities and pedagogical strategies in order to understand and simultaneously contribute to improve children's relationship with the environment and biodiversity conservation. During its progress it was possible to observe the practice, collect data, analyze, bethink and improve continuously the teaching activities using the principles of action research. The instruments used for data collection were, among others, brainstorming, weekly log books and document analysis. Therefore, the implemented activities stimulated and promoted the engagement, cooperation, participation and collaboration of the various education participants present in the internships. The results analysis allowed to understand that with these children involved in the study, to use the emerging environmental problems of the present day experienced in both educational contexts to promote the effects of an environment and, simultaneously, to develop oral and artistic expression skills, has a determining role for helping children commit to learning and solving environmental problems, essentially to promote biodiversity conservation. In this regard, the teachers are essential elements for the effective implementation of Environmental Education in the institutions.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URIhttp://hdl.handle.net/1822/63748
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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