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dc.contributor.authorGuisande, M. Adelinapor
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.por
dc.contributor.authorPonte, Filomena Ermida dapor
dc.contributor.authorTinajero, Carolinapor
dc.contributor.authorPáramo, M. Fernandapor
dc.date.accessioned2020-02-05T10:55:21Z-
dc.date.available2020-02-05T10:55:21Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.issn0102-3772por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/63734-
dc.description.abstractEste artigo relaciona o estilo cognitivo "dependência-independência de campo" com o desempenho em tarefas envolvendo vários processos e recursos de atenção. Com uma amostra de 98 crianças e 95 adolescentes portugueses, foram aplicadas quatro tarefas de atenção: capacidade de armazenamento (Dígitos em ordem direta); memória de trabalho verbal (Dígitos em ordem inversa); capacidade para dirigir, mudar e manter a atenção (Código); e capacidade de atenção sustentada (Teste de Atenção e Rastreio Visual, VSAT). Recorreu-se, ainda, à aplicação de uma prova de fator g, tendo em vista o controle da inteligência. Os resultados revelam diferenças entre dependentes e independentes de campo, especialmente relevantes no grupo de crianças na prova de VSAT. Esses resultados abrem novas linhas de investigação para explicar a pior execução acadêmica dos indivíduos dependentes de campo.por
dc.description.abstractThe present study relates the "field dependence-independence" cognitive style to the performance on tasks involving several attention processes and resources. With a 98 Portuguese children and 95 Portuguese adolescents sample, four attention tasks were applied: storage capacity (Digits Forward Test); verbal working memory (Digits Backward Test); capacity to focus, shift, and maintain attention (Digit Symbol Test); and capacity for sustained attention (Visual Search and Attention Test, VSAT). It was also applied a factor g test for intelligence control. Results showed differences on attention processes between field-dependence and field-independence cognitive styles. These differences are more evident in the children subgroup on VSAT. These results open new research topics to explain lowest academic performance of field-dependent children.por
dc.description.sponsorship(undefined)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Brasília (UnB)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectestilo cognitivopor
dc.subjectdependência-independência de campopor
dc.subjectprocessos de atençãopor
dc.subjectcognitive stylepor
dc.subjectfield dependence-independencepor
dc.subjectattention processespor
dc.titleProcessos atencionais e dependência-independência de campo: estudo com crianças e adolescentes portuguesespor
dc.title.alternativeAttention processes and field dependence-independence: a study with portuguese children and adolescentspor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://www.scielo.br/pdf/ptp/v25n4/a11v25n4.pdfpor
oaire.citationStartPage561por
oaire.citationEndPage567por
oaire.citationIssue4por
oaire.citationVolume25por
dc.identifier.essn1806-3446-
dc.identifier.doi10.1590/S0102-37722009000400011por
sdum.journalPsicologia: Teoria e Pesquisapor
Appears in Collections:CIPsi - Artigos (Papers)

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