Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/63699
Título: | Alimentação saudável em meio escolar: avaliação de uma intervenção pedagógica no 1º e 5ºano de escolaridade, na melhoria dos conhecimentos e comportamentos dos alunos relacionados com a alimentação |
Outro(s) título(s): | Healthy education in the school: evaluation of pedagogical intervention in school 1 and 5, in improving knowledge and behaviour of students related to food |
Autor(es): | Torres, Maria do Rosário Santos |
Orientador(es): | Precioso, José |
Palavras-chave: | Alimentação Comportamentos Conhecimentos Educação alimentar Preferências Behaviors Education Food Knowledge Preferences |
Data: | 2019 |
Resumo(s): | Cada vez se tem dado mais importância à alimentação saudável, visto o impacte que esta tem na
prevenção de doenças e na melhoria do desenvolvimento físico e intelectual das crianças. As intervenções
que visam a promoção de uma alimentação saudável não têm obtido os efeitos desejados, pois, uma
parte significativa dos alunos continua a optar por alimentos não desejáveis.
Tendo isto como referência, no âmbito da unidade curricular de Estágio que integra o Mestrado
em Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2ºCiclo do Ensino
Básico, foi desenhado um projeto de investigação-ação com o objetivo principal de consciencializar os
alunos para a adoção de práticas alimentares saudáveis.
Para avaliar a eficácia do projeto pedagógico realizou-se uma investigação constituída por dois
estudos: 1) um estudo quasi experimental do tipo pré e pós-teste (sem grupo de controlo) no 1º e 2º
CEB e 2) um estudo observacional que consistiu na análise dos lanches escolares, realizado no 1ºCEB.
O primeiro estudo consistiu na aplicação de um questionário (pré e pós-teste) no 1º e 2ºCEB, com
os objetivos de determinar os conhecimentos dos alunos, verificar os seus comportamentos e
preferências alimentares e analisar o impacte de uma intervenção na melhoria dessas variáveis. Para
atingir estes objetivos, aplicou-se um questionário (pré-teste), seguido de uma intervenção pedagógica e
por fim aplicou-se outro questionário (pós-teste)”. O segundo estudo realizou-se no 1ºCiclo, tendo como
objetivo primordial avaliar o valor nutritivo dos lanches escolares.
Para a concretização do segundo estudo recorreu-se à análise dos lanches e dos alimentos que
os constituíam, avaliando-os segundo as categorias Desejável (D), Aceitável (A) e Não Desejável (ND)
antes e após a intervenção e refletindo sobre as mudanças registadas.
No primeiro estudo verificou-se a melhoria dos conhecimentos dos alunos e a mudança dos
comportamentos, constatando-se que começaram a consumir mais alimentos desejáveis e menos
alimentos indesejáveis, verificando-se igualmente essa tendência nas suas preferências. O segundo
estudo permitiu verificar o aumento significativo de lanches desejáveis e aceitáveis e o decréscimo de
lanches não desejáveis.
Confirmou-se que a intervenção pedagógica teve impacte positivo juntos dos alunos, promovendo
a melhoria dos conhecimentos e comportamentos alimentares, em ambos os ciclos de ensino básico. Each day we can see the importance of the children´s healthy alimentation once it can prevent the disease and the improvement of physical and intellectual development. However, the interventions that provides a healthy alimentation don´t show an expected result, since a significant part of the students still chose an unhealthy alimentation. Taking this as a reference, within the scope of the Internship curricular unit that integrates the Master in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and in Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education, a research project was designed, with the main objective of raising awareness students to adopt healthy eating practices by creating meaningful learning. To evaluate the effectiveness of the pedagogical project and to verify if the objectives were achieved, we conducted an investigation consisting of two studies: 1) an almost experimental pre and post-test study (without control group) in the 1st and 2nd CEB; 2 ) observation study of school snacks, carried out at 1º CEB. The first study consisted of the application of questionnaires (pre and post-test) to students of the 1st and 2nd CEB, with the purpose of determining student´s knowledge, verifying their eating behaviors and preferences, and the changes that occurred before and after implementation of pedagogical intervention, related to “Food”. The second study, carried out in the 1st cycle, had as main objective to evaluate the nutritional value of school snacks. For the completion of the second study, we used the analysis of snacks, taking into account the categories of foods present in the snacks, classified as Desirable (D), Acceptable (A) and Undesirable (ND) before and after the intervention, allowing the reflection of observed changes. In the first study it was possible to verify the improvement of student´s knowledge and behavioral changes, verifying that students began to consume more desirable foods, and consumed fewer undesirable foods, this tendency is also verified in their preferences. The second study showed a significant increase in the percentage of desirable and acceptable snacks and a decrease in unwanted snacks. Thus, in general, the pedagogical intervention had a positive impact on the students, promoting the improvement of their knowledge and behaviors in both cycles of basic education. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/63699 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria do Rosário Santos Torres.pdf | 5,32 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons