Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/6367

TítuloEducação, igualdade de oportunidades e inclusão na escola, na profissão e na sociedade democrática: uma pesquisa sociológica centrada na experiência escolar e profissional de um grupo de adultos com surdez
Autor(es)Cruz, Susana Cristina Pereira da
Orientador(es)Gomes, Carlos Alberto
Data11-Dez-2006
Resumo(s)Este trabalho situa-se no campo da Sociologia da Educação e Políticas Educativas e apresenta uma problemática geral enquadrada no âmbito da Igualdade de Oportunidades na Escola, no trabalho e na esfera pública da Sociedade Democrática procurando estudar e analisar especificamente a experiência escolar e profissional (os percursos de vida) de um grupo de jovens/adultos com surdez, sabendo de imediato que se trata de uma “comunidade”portadora de uma cultura particular, própria e específica. Pretendo a toda a hora dar resposta à seguinte questão central da investigação: em que medida a escola pública democrática e a sociedade portuguesa conseguem integrar efectivamente os cidadãos portadores de surdez? E também, paralelamente, a todas as questões subjacentes à mesma, nomeadamente: até que ponto a Escola Pública e Democrática e o Mercado de Trabalho integram os cidadãos portadores de surdez, até que ponto as orientações políticas oficiais são confirmadas pela experiência dos actores, e por fim analisar até que ponto a experiência dos actores reflecte uma crescente democratização da sociedade portuguesa. Considerando estas as questões às quais pretendo reflectir e fazer uma análise, optei por efectuar uma investigação qualitativa junto de um conjunto de indivíduos surdos (n = 6) da região do Porto. Os resultados obtidos apontam para uma crescente democratização da sociedade portuguesa visível, nomeadamente, ao nível do crescente reconhecimento dos direitos da pessoa deficiente, reconhecimento esse facilitador do processo inclusivo dos mesmos, nas várias esferas da sociedade (escolar, profissional, social). Nesta perspectiva, os discursos dos actores sociais entrevistados revelam uma notável evolução quanto ao respeito pelos Direitos da Pessoa Surda e a sua aceitação nos contextos escolares, de trabalho e até mesmo, nos sociais, no entanto, apesar de estarmos perante uma maior democratização, as pessoas portadoras de surdez ainda exprimem um mal-estar indisfarçável face a sérios obstáculos que enfrentam individualmente nas múltiplas situações da vida em que, de forma inevitável, se têm de confrontar connosco – os ouvintes.
This essay is placed in the field of the Sociology of the Education and Educative Politics and presents a general problematic that fits in the equality of chances at education, work, public sphere and democratic society, by a group of young and adult deaf people. Specifically, I intend to study and to analyze their school and professional experience, as well as their habits of life, knowing from the start, that it is a very proper, closed and specific community. I intend to answer the following and central question: “In what way the democratic public school and the Portuguese society obtain to effectively integrate the deaf individuals (citizens)? And also, parallel, to all the underlying questions to the same one, nominated: until what point the Public and Democratic School and the work market integrate the deaf individuals? Until what point the politic orientations are confirmed by the experience of the interveners and finally to analyze until what point the experience of the actors reflects an increasing democratization of the Portuguese society. Considering all these questions I intend to study and analyze, I chose to effect a qualitative inquiry to a group of six (6) deaf individuals in the region of o Porto. All the results pointed out to: an increasing demonstration of recognition by the Portuguese society; an increasing recognition of the rights of the deaf individuals and their inclusive process in the social, educational and professional society. In this perspective the speeches of the interviewed social actors disclose to a notable evolution in what concerns the respect of the rights of the deaf individuals and its acceptance in school context, and of work and even though, in the social ones, however, although to be before a bigger democratization, the deaf individuals still state a serious obstacle. This obstacle, they face individually and in a multiple and inevitable situation where, they have to collate with us listeners. Maybe, we listeners are not prepared to embrace a different language and culture.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de Mestrado Especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativas
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6367
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Capa, Folha de Rosto, Agradecimentos, Resumo e Indice[1].pdf44,67 kBAdobe PDFVer/Abrir
Corpo do texto, Bibliografia e Anexos[1,2].pdf613,98 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID