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dc.contributor.authorFernandes, Natáliapor
dc.date.accessioned2020-01-31T11:01:43Z-
dc.date.available2020-01-31T11:01:43Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationFernandes, N., (2018). Infância e o direito à educação: dos ditos aos interditos. Revista Entreideias, Vol. 8, nº 2, pp. 11-26.por
dc.identifier.issn2317-1219-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/63530-
dc.description.abstractEste texto tem como objetivo discutir o direito à educação das crianças pequenas a partir de um enfoque de direitos. O modo como nos contextos de educação de infância se têm vindo a apropriar conceitos de direitos e de cidadania, para descrever e sustentar práticas pedagógicas, que se anunciam através destes conceitos, ficam, no entanto, muitas vezes, despidos de um significado concreto e de um impacto esperado na vida das crianças, o que implica uma reflexão crítica. Nesse sentido propomo-nos neste texto, a partir da sociologia da infância, refletir acerca dos significados atribuídos à educação de infância sustentada a partir de um enfoque de direitos, problematizando o conceito de direitos humanos da criança e os princípios que lhe estão subjacentes. Propomos, também, refletir acerca do papel que os adultos devem assumir e, muitas vezes, resignificar, nos processos e nas relações pedagógicas que estabelecem com as crianças, de modo a assegurar que os mesmos respeitam as mesmas enquanto sujeitos ativos de direitos, enquanto cidadãos.por
dc.description.sponsorshipFundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectDireitospor
dc.subjectEducaçãopor
dc.titleInfância e o direito à educação: dos ditos aos interditospor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://portalseer.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/28749por
oaire.citationStartPage11por
oaire.citationEndPage26por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationVolume8por
dc.identifier.doi10.9771/re.v8i2.28749por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalEntreideiaspor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

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