Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/63530

TitleInfância e o direito à educação: dos ditos aos interditos
Author(s)Fernandes, Natália
KeywordsInfância
Direitos
Educação
Issue date2019
JournalEntreideias
CitationFernandes, N., (2018). Infância e o direito à educação: dos ditos aos interditos. Revista Entreideias, Vol. 8, nº 2, pp. 11-26.
Abstract(s)Este texto tem como objetivo discutir o direito à educação das crianças pequenas a partir de um enfoque de direitos. O modo como nos contextos de educação de infância se têm vindo a apropriar conceitos de direitos e de cidadania, para descrever e sustentar práticas pedagógicas, que se anunciam através destes conceitos, ficam, no entanto, muitas vezes, despidos de um significado concreto e de um impacto esperado na vida das crianças, o que implica uma reflexão crítica. Nesse sentido propomo-nos neste texto, a partir da sociologia da infância, refletir acerca dos significados atribuídos à educação de infância sustentada a partir de um enfoque de direitos, problematizando o conceito de direitos humanos da criança e os princípios que lhe estão subjacentes. Propomos, também, refletir acerca do papel que os adultos devem assumir e, muitas vezes, resignificar, nos processos e nas relações pedagógicas que estabelecem com as crianças, de modo a assegurar que os mesmos respeitam as mesmas enquanto sujeitos ativos de direitos, enquanto cidadãos.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/63530
DOI10.9771/re.v8i2.28749
ISSN2317-1219
Publisher versionhttps://portalseer.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/28749
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Artigos (Papers)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Infancia e o direito à educação_dos ditos aos interditos.pdf547,68 kBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID