Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/6336

TitleO copianço na universidade : o grau zero na qualidade
Author(s)Domingues, Ivo
KeywordsEstruturação social
Qualidade
Dominação
Legitimação
Significação
Metrologia
Issue date2006
PublisherMedia XXI
CitationDOMINGUES, Ivo - "O copianço na universidade : o grau zero na qualidade." Lisboa : Media XXI, D.L. 2006. ISBN 972-99351-8-1.
Abstract(s)A avaliação escolar constitui tecnologia de controlo da qualidade dos processos formativos. Porém, a sua validade é frágil e o valor de uso dos certificados que permite está diminuído. Os alunos desenvolveram generalizada predisposição para a fraude escolar e abraçaram diversas práticas fraudulentes, apoiadas em pactos de silêncio atentamente vigiados. Os professores enfraqueceram as práticas de controlo e sanção, afectadas por tensões normativas e incertezas pragmáticas. A fraude escolar, favorecida por inquestionada e injustificada tolerância social e organizacional, encontra no copianço a sua mais fiel expressão. Ao atacar o sistema educativo no seus nucleares processos de realização, prejudica a missão das oranizações escolares e penaliza a sociedade que delas legitimamente espera mais eficaz e eficiente desempenho. Este estudo permite visitar a metrologia escolar, analisar discursos e descobrir práticas, vislumbrar tensões e contradições, articular regras e discursos, compreender por que, afinal, a fraude escolar atingiu tão grande e indesejada expressão.
TypeBook
URIhttp://hdl.handle.net/1822/6336
ISBN972-99351-8-1
AccessOpen access
Appears in Collections:CECS - Livros e capítulo de livros / Books and book chapters
DS/CICS - Livros/Books

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O copianço na universidade - o grau zero na qualidade.pdf450,38 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID