Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/6325

TítuloA escrita e as TIC em crianças com dificuldades de aprendizagem : um ponto de encontro
Autor(es)Santos, Jorge Lavouras dos
Orientador(es)Correia, Luís de Miranda
González Piñeiro, Manuel
Data30-Nov-2006
Resumo(s)O objectivo basilar desta investigação é o estudo dos factores intervenientes no processo de utilização das TIC em actividades de aprendizagem de alunos com Dificuldades de Aprendizagem, principalmente em Língua Portuguesa, de modo a verificar até que ponto o computador e o processador de texto podem contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da expressão escrita e de outras competências cognitivas e sócio-afectivas em crianças com Dificuldades de Aprendizagem. É um dado adquirido que as novas tecnologias têm o poder de transformar a realidade educativa não podendo, contudo, ser encaradas como o único agente de transformação, pois esta seria uma perspectiva francamente redutora e simplista, em nada correspondente à realidade. O trabalho de campo decorreu durante um ano lectivo em duas escolas do 1º Ciclo. Compreendeu essencialmente actividades de escrita, sobretudo em processador de texto, mas também com meios convencionais e outros softwares como o PowerPoint. Os alunos desenvolveram também algumas actividades de pesquisa de informação na Internet e de comunicação através do e-mail e do Messenger. A recolha de dados fez-se a partir de três fontes – a observação, as entrevistas aos alunos, encarregados de educação e os comentários dos professores envolvidos. Para o tratamento e análise dos dados, nomeadamente os relacionados com a caracterização dos elementos da amostra, foi utilizado um programa informático, o SPSS. Os resultados mostram com clareza que os alunos com dificuldades de aprendizagem beneficiam da utilização das TIC e, simultaneamente, aumentam a sua motivação para o estudo. Assim, pode concluir-se que a interacção dos alunos com os seus pares, com os professores e com as TIC contribui para o desenvolvimento da sua competência comunicativa e para o aperfeiçoamento da sua dimensão humana.
The main goal of this investigation is the study of the intervening factors in the process of using ICT in learning activities of students with learning disabilities, mainly of Portuguese language. We also want to verify the way computer and word processor may contribute to the development and improvement of writing skills and other cognitive and socio-affective skills in children with learning disabilities. Everybody knows that technology changes educational reality. However, it isn’t the only agent of transformation. That would be really simplicist and reducing, not corresponding to reality. The fieldwork mainly included writing activities, most of all with the word processor, but conventional means and other software such as PowerPoint were also used. Students were still engaged in some Web research of information activities and in written communication trough e-mail and Messenger. The investigation work was made in two different schools (Primary School) during a school year. There were three sources of data collection – observation, interviews to students and parents and comments from involved teachers. For data treatment and analysis of the children’s characterization a data analysis software, SPSS, was used. The results clearly shows that students with learning disabilities get profits from ICT utilisation and can also improve their motivation for study. So we can conclude that the interaction of these students with their pairs, with their teachers and with ICT contributes for the development of their competence in communicating and for the improvement and progress of their human dimension.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de Mestrado em Educação Especial - Área de Especialização em Dificuldades em Aprendizagem.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6325
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A Escrita e as TIC em Crianças com Dificuldades de Aprendiza.pdfVolume II2,35 MBAdobe PDFVer/Abrir
A Escrita e as TIC em Crianças com Dificuldades de Aprendiza.pdfVolume I1,28 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID