Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/6311

TítuloA disciplina de educação visual e tecnológica face às tecnologias na escola : dinâmicas e contextos da utilização das TIC
Autor(es)Morais, Paulo Alexandre Baptista
Orientador(es)Silva, Bento Duarte da
Data27-Dez-2006
Resumo(s)É elucidativo que estamos perante uma sociedade em mudança acelerada, onde a aprendizagem, a informação e conhecimento ganham foros de indispensabilidade que a escola tem de considerar enquanto processo. Assumimos para a escola um papel decisivo na formação inicial do indivíduo/aluno, no quadro de uma escola informada, atribuindo igual responsabilidade ao processo individual de formação ao longo da vida. Uma e outra, facilitadoras do sucesso individual e do progresso das sociedades, se apoiadas numa utilização competente das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Esta dissertação analisa a realidade da disciplina de Educação Visual e Tecnológica (E.V.T.) do 2º Ciclo do Ensino Básico do C.E. de Viana do Castelo, face às tecnologias na escola, dinâmicas e contextos da utilização. Na componente teórica, abordamos a relação entre a Tecnologia, a Educação, a Escola e as TIC, onde se procurou perceber a importância dessa relação face à necessidade da escola proporcionar e mobilizar novas competências. Seguidamente abordamos a questão da problemática da disciplina de E.V.T., desde a sua génese, organização, construção e desenvolvimento do programa e competências essenciais. Na componente experimental, através do questionário e entrevistas, que constituíram instrumentos privilegiados no processo de recolha de dados, dirigidos a professores de E.V.T. das escolas do 2º Ciclo do C.E. de Viana do Castelo, procurou-se perceber as dinâmicas e contextos de utilização das TIC. Os resultados evidenciam que as TIC são uma componente eficaz a valorizar na disciplina de E.V.T. mas sob a forma de auxílio do processo de ensino-aprendizagem e nunca se tornando numa finalidade. No entanto, constatamos que a maioria dos professores de E.V.T. não recorre ao uso das TIC., considerando a existência de vários factores passíveis de condicionar essa utilização. Contudo, a apetência e o interesse manifestado pelos docentes em adquirir mais conhecimentos, bem como receber mais formação ao nível da utilização, exploração, concepção e produção de materiais didácticos, constituem sinais de que se mostram receptivos a integrar as TIC nas práticas de ensino. Defendemos, por isso, uma maior aposta na formação contínua virada para o desenvolvimento das competências de integração pedagógica das TIC, assim como uma organização escolar que estabeleça políticas de desenvolvimento e de reconhecimento das suas potencialidades e competências de utilização.
It is clear that we live in a society that is rapidly changing and in which learning, information and knowledge are indispensable. School must take this into account. We understand that school has a decisive role in the initial preparation of the individual/learner together with the process of formation that occurs throughout life. Both allow individual success and the development of society, as long as they are based on a wise use of Communication and Information Technologies. This essay focus on the reality of Visual and Technological Education as a subject, integrated in the Second Cycle of Basic Education curriculum, considering the existing technologies, dynamics and contexts in Viana do Castelo schools. Theoretically we approach the relationship between Technology, Education, School and Communication and Information Technologies. We intended to understand this relation considering the school need of facilitating and developing new skills. Next we approached the issue of Visual and Technological Education as a complex subject, its origin, organization, and its syllabus and basic skills. On an experimental basis, through questionnaires and interviews to Visual and Technological Education teachers in Viana do Castelo schools, we tried to grasp the dynamics and contexts of utilization of Communication and Information Technologies. The results showed that Communication and Information Technologies are an efficient component that must be valued by Visual and Technological Education teachers as an important tool, and not as a finality in itself, in the learning-teaching process. Although we realised that most Visual and Technological Education teachers do not use these means, there was clear evidence of the teachers` will and interest in acquiring more knowledge and learning how to use, explore and produce teaching materials to be used in their classes, by means of Communication and Information Technologies. We therefore stand for a stronger investment in teachers` training towards the development of skills that will allow the integration of Communication and Information Technologies in teaching practice and we also believe schools should recognise and develop these skills.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoTese de Mestrado em Educação - Área de especialização de Tecnologia Educativa.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6311
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
dissertação(final).pdf1,57 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID