Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/6310

TítuloConfiança: determinantes e implicações em equipas de I&D
Autor(es)Freire, Carla Maria Freitas da Costa
Orientador(es)Cardoso, Carlos José Cabral
Data15-Mar-2007
Resumo(s)O estudo da confiança em contexto organizacional tem atraído a atenção de investigadores e práticos nas últimas décadas. Este interesse traduziu-se, sobretudo, na compreensão do comportamento e das atitudes dos indivíduos e no seu impacto em determinados resultados organizacionais. A literatura neste domínio tem reconhecido que a existência de confiança entre pessoas, nas equipas, nas organizações e mesmo entre organizações representa uma mais valia e tem sido defendido que é benéfica para todos os agentes envolvidos. Os principais estudos neste domínio destacam que sendo a confiança um constructo complexo, deverá ser estudado como um fenómeno multidimensional e multideterminado. A presente dissertação adopta o modelo do input-processo-output para estudar a confiança nas equipas de I&D. A confiança foi considerada uma variável multidimensional, tendo sido estudada com base em dois focos de confiança com relevância para a gestão das equipas: a confiança na equipa e a confiança no líder de equipa. Os principais objectivos deste estudo são a análise da multidimensionalidade da confiança na equipa e da confiança no líder de equipa, o estudo das variáveis que determinam a confiança nas equipas de I&D (equipa e líder,) e o impacto da confiança na eficácia da equipa, medida através do empenhamento na equipa e satisfação com a equipa. O estudo foi aplicado a 243 cientistas e profissionais de I&D integrados em equipas e a trabalhar em contexto não académico (empresas industriais e em laboratórios de Estado). Dos resultados obtidos concluiu-se que a confiança em equipas de I&D é composta por quatro dimensões, a saber, os comportamentos de (não) confiança, as percepções de confiabilidade, as percepções de consideração e influência e a cooperação. A confiança no líder é também composta por quatro dimensões, ou seja, a integridade, a consideração, o oportunismo e o reconhecimento de competência. Dos resultados obtidos neste estudo conclui-se que as variáveis referentes à caracterização da equipa e ao contexto de equipa contribuem significativamente para explicar a confiança na equipa e a confiança no líder. Os resultados obtidos indicam que existe uma relação positiva entre a confiança na equipa e no líder de equipa na eficácia da mesma, medida através do empenhamento e da satisfação. São discutidas as implicações teóricas e práticas ao nível da gestão das equipas de I&D.
The study of trust within organisations has attracted the attention of academics and practitioners in the last decades, with the view to understand the trust behaviours and attitudes of individuals, and its impact in some organisational outcomes. Trust between individuals, within teams, within or between organisations has been found to be very beneficial to all the parties involved. This research is based on input-process-output model to study trust within R&D teams, this way, trust is conceptualised as a multidimensional construct. In this study trust within teams and trust in the team leader were considered. The main aim of this research is the study of the multidimensionality of trust within teams and trust in the team leader. Also, the study of the variables that determine trust within R&D teams (trust in the team and in the team leader) and the impact of trust on team effectiveness, measured by commitment to the team and team satisfaction. This study was applied to 243 scientists and R&D professionals working in industrial electronic companies and State laboratories. Four dimensions of trust within teams were detected: “(non) trust behaviours”, “trustworthiness perceptions”, “the perceptions of consideration and influence” and “cooperation”. Trust in a team leader also has four dimensions: “integrity”, “consideration and support”, “prepotency” and “reputation”. This study concluded that there is a positive relationship between team composition and context and trust within teams and in the team leader. A positive relationship also found between trust within team and effectiveness, measured by commitment to the team and satisfaction. Implications for theory and the management of R&D teams were also discussed.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoDissertação de Doutoramento em Ciências Empresariais - Área de Conhecimento de Organização e Políticas Empresariais.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6310
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CAPA.pdf17,85 kBAdobe PDFVer/Abrir
FOLHA DE ROSTO.pdf21,54 kBAdobe PDFVer/Abrir
TESE CARLA FREIRE.pdf1,76 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID