Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/6304

TítuloO labirinto da epistemologia e do ensino de história: um estudo em Recife
Autor(es)Melo, Maria do Carmo Barbosa de
Orientador(es)Barca, Isabel
Rezende, Antônio Paulo
Data29-Mar-2007
Resumo(s)Explorar o pensamento histórico por parte dos professores é fundamental, pois tem um papel central no ensino. Considerando que o atual debate em História e do ensino-aprendizagem da História tem hoje, o objetivo de desenvolver o conhecimento e a compreensão através da aquisição de competências históricas, trago neste estudo essas preocupações. O trabalho apresenta o resultado da pesquisa junto a professores e alunos, da disciplina História, no Ensino Médio, em escolas públicas e privadas da cidade do Recife Pernambuco. Ele foi dividido em três partes. A primeira consta de dois capítulos de enquadramento teórico, nos quais, são abordadas as discussões sobre os significados do pensamento histórico – do Racionalismo de Descartes a Pós-modernidade -, e o domínio da cognição histórica – as idéias e progressões que emergem nos grandes centros acadêmicos. A segunda parte, também dividida em dois capítulos, busca uma contextualização do estudo empírico referente à realidade escolar em que ele se situa, procurando conhecer quais os conceitos e importância que foi dada à Educação no Brasil, nas suas diversas conjunturas, a partir do século XVI, quando teve origem o primeiro sistema educacional e, ainda, uma análise das várias fases do Ensino de História no Brasil. A última parte apresenta o estudo empírico realizado e a metodologia utilizada para caracterização do projeto. Realizou-se uma pesquisa de campo, tendo como foco principal o estudo das concepções históricas dos professores e os reflexos, tanto no conhecimento específico, como nas práticas pedagógicas que se complementam na Educação Histórica, assim, buscou-se relacionar seu conhecimento histórico, com sua formação acadêmica. Os dados colhidos reuniram conhecimentos sobre sentidos e as condições do ensino-aprendizagem de História que permeiam nas escolas do Recife.
It is fundamental that the historical thought on the part of teachers be investigated, for it plays a central role in education. Taking into account that the present debate both on history and teaching-learning nowadays is intent on developing knowledge and comprehension through the acquisition of historic compentencies, I deemed proper to bring up these concerns in this study. The paper displays the result from a research carried out with high school history teachers and their students from public and private schools in the city of Recife, PE. It has been devided into three parts: the first encompasses two chapters on theoretical framing in which discussion on the meanings of historical thoughts from Descarte's reasoning to post-modernity to the mastering of historical cognition to the ideas and notions arising in the great academic centers. The second, also devided into chapters, seeks a contextualization of the empirical study dealing with school reality in which it is bound, in order to find the concepts and importance underlying education in Brazil, in all of its forms,dating back to century XVI when the first educational system was implemented and,also, an analysis of the several phases of History teaching in Brazil. The third part shows the empirical study and the methodology utilized for the characterization of the project. A field research was carried out focusing primarily on the study of teachers historical comception and the reflections both on specific knowledge and pedagogical practices, which become a whole in historical education.Thus, an attempt to ascertain the relationship between their historical knowledge and academic formation was made. The data collected amassed knowledge on the meanings and status of history learning-teaching process which permeates schools in Recife.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese Doutoramento Educação Histórica
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6304
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria do Carmo Barbosa de Melo.pdfTese de Doutoramento2,18 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID