Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62947

TítuloO impacto da mudança de algoritmo do Facebook nos media alternativos Fumaça e Outras Palavras
Autor(es)Teixeira, Lina Moscoso
Palavras-chaveAlgoritmo
Facebook
Media alternativos
Jornalismo virtual
Data2019
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
CitaçãoTeixeira, L. M. (2019). O impacto da mudança de algoritmo do Facebook nos media alternativos Fumaça e Outras Palavras. In S. Pereira (Ed.), Literacia, Media e Cidadania – Livro de Atas do 5.º congresso (pp. 366-380). Braga: CECS.
Resumo(s)Na era da informação, a lógica dos dados e das novas tecnologias usada pelos media sociais é responsável pela comunicação noticiosa nos dias atuais. Redes sociais, como Facebook e Instagram, são os principais meios de informação. No entanto, os algoritmos ditam regras dentro do Facebook, por exemplo. Eles são capazes de selecionar conteúdos a serem priorizados com base nas próprias escolhas dos usuários, por meio dos cliques em postagens e/ou gostos, comentários, visualizações e partilhas de publicações de outros utilizadores, sejam pessoas, empresas, meios de comunicação, associações, organizações ou grupos. Assim, media alternativos, ou seja, meios de comunicação independentes e que propõem um modelo de contra-hegemonia no ciberespaço, foram impactados, de certa forma, com a personalização do Facebook, no sentido da audiência, em número de visualizações de conteúdos ou simplesmente pela necessidade de investirem em conteúdos pagos. Esses media lançam mão, ainda mais, de novas tecnologias, com a finalidade de aumentar o número de seguidores. São transformações no cenário global que interferem na produção e no consumo da informação. A presente pesquisa avalia o impacto da mudança de formato do algoritmo do Facebook nos media alternativos Fumaça e Outras Palavras. O estudo exploratório, por meio da observação, além das entrevistas, concluiu que Outras Palavras investiu em transformações em sua página do Facebook, em virtude da personalização, já Fumaça passou a pagar pela promoção de conteúdos.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62947
ISBN978-989-8600-86-8
Versão da editorahttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/260
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2019_Teixeira_LMC5.pdf577,39 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID