Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/62851

TitleDiálogos com o território: Cidade e espaço público em três projetos performativos pedagógico-artísticos (Couros/Guimarães) – Estudo de caso
Author(s)Porteiro, Tiago Manuel Monteiro Mora
KeywordsTerritório
Estudo de caso
Projetos performativos
Projetos pedagógico-artísticos
Universidade e redes de participação
Inscrição social dos estudantes
Cruzamentos artísticos
Territory
Case study
Performative projects
Pedagogical and artistic projects
University and participation networks
Social enrollment of students
Artistic crossings
Issue date1-Sep-2019
PublisherUniversidade de Évora. Centro de História de Arte e Investigação Artística (CHAIA/UE)
Abstract(s)Os três projetos performativos que aqui se apresentam – Percurso performativo por Couros (2014); EmCaixa (2015); Tardes Dançantes (2016) – foram promovidos pelos cursos de Design de Produto e de Teatro da Universidade do Minho (UM). A cidadania responsável e ativa tornou-se operativa através destes projetos, que foram realizados no bairro onde os referidos cursos estão instalados (Couros/Guimarães). Que papel esses dois cursos da UM podem ter no processo de requalificação daquele território? Como reverter a (inicial) constatação de não-inscrição daqueles alunos no espaço social de Couros? Estamos, pois, perante projetos de intervenção que procuraram promover a integração e a mudança social do/no território de Couros. No desenho e na metodologia colaborativa que foram utilizados, experimentam-se cruzamentos e interceções a vários níveis: entre a universidade e o território envolvente; entre linguagens artísticas; entre instituições privadas e estatais; e, sobretudo, entre pessoas (professores e alunos de diferentes disciplinas artísticas, artistas exteriores à Escola, população do bairro). Por se tratar de projetos site-specific, as narrativas encontradas resultam de olhares particulares sobre aquele território; quer isto dizer que é o patrimônio do bairro, tanto físico como humano, que serve de mote a uma dramaturgia que desafia as fronteiras entre o real e o efabulado, a casa e a rua, o privado e o público. Progressivamente, as redes de envolvimento e de participação da população expandiram-se e os diálogos multiplicaram-se
The three performative projects that are presented - Percurso performativo por Couros (2014); EmCaixa (2015); Tardes Dançantes (2016) – were promoted by the courses of Product Design and Theater of the University of Minho (UM). Responsible and active citizenship became operative through these projects, which were carried out in the neighborhood where these courses are „located‟ (Couros/Guimarães). What role can these two poles of the UM (Design Institute and Theatre School) have in the process of requalification of that territory? How can we reverse the non-enrollment of those students in the social space of Couros? We are facing intervention projects that sought to promote the integration and social change of the territory of Couros. In the design and in the collaborative methodology that have been used, crosses and interceptions are tried at various levels: between the university and the surrounding territory; between artistic languages; between private and State institutions; and especially among people (teachers and students from different artistic disciplines, artists outside the institution, the population of the neighborhood). Because they are site-specific projects, the narratives result from particular views about that territory; that is to say that it is the „heritage‟ of the neighborhood, both physical and human, that serves as a motto for a dramaturgy that defies the boundaries between the real and the factual, the house and the street, the private and the public. Progressively, the networks of involvement and participation of the population have been expanded and the dialogues have been multiplied.
TypeBook part
URIhttp://hdl.handle.net/1822/62851
e-ISBN978-972-778-119-5
Publisher versionhttps://www.mexe.org.pt/media/filer_public/a9/3f/a93f445b-7b78-4645-a89e-e21180608780/ebook_2017.pdf
AccessOpen access
Appears in Collections:CEHUM - Livros e Capítulos de Livros

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