Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/6285

TítuloO efeito relativo de webquests curtas e longas no estudo do tema "importância da água para os seres vivos" : um estudo com alunos portugueses do 5.º ano de escolaridade
Autor(es)Neves, Telmo Filipe de Sousa
Orientador(es)Leite, Laurinda
Data18-Out-2006
Resumo(s)Vivemos numa sociedade cada vez mais dominada pela Tecnologia e em que as Ciências progridem a ritmo alucinante. Assim, é importante, não só educar os indivíduos de modo a saberem utilizar as Ciências e a Tecnologia nos seus contextos individuais e sociais, para uma melhoria da qualidade de vida, mas também tirar partido da Tecnologia, designadamente das TIC, de modo a preparar os alunos para aprenderem a aprenderem e para aprender ao longo da vida. Uma das possibilidades de integração das TIC nas aulas de Ciências da Natureza, consiste no recurso a WebQuests, ou seja, actividades de resolução de problemas com base em informação relevante que está disponível na Web. Neste contexto, o principal objectivo do estudo consistiu em comparar os efeitos relativos do “ensino” do tema “Importância da água para os seres vivos”, baseado em WebQuests longas e em WebQuests curtas, ao nível dos conhecimentos face à preservação da água. Para a consecução dos objectivos do estudo, o tema acima referido foi leccionado a alunos do 5.º ano de escolaridade, através da aplicação de duas WebQuests curtas num grupo de investigação (turma C) e de uma WebQuest longa em outro grupo de investigação (turma L). Os dados foram recolhidos através de um teste de conhecimentos, aplicado antes e depois da resolução das WebQuests, de uma grelha de avaliação preenchida pelo professor, e de uma grelha de auto e hetero avaliação, preenchida pelos alunos. Ao nível da aprendizagem dos conteúdos científicos, constatou-se que os alunos que trabalharam com as WebQuests curtas apresentaram uma evolução conceptual um pouco superior à dos alunos que resolveram a WebQuest longa, verificando-se, no decorrer da investigação, que, em qualquer um dos grupos, professor e alunos, fizeram de um modo geral, uma avaliação positiva do modo como o trabalho decorreu. Uma vez que as WebQuests ajudaram os alunos a construir o seu próprio conhecimento, considera-se necessário investir na formação inicial e contínua de professores, com vista a uma adequada integração das TIC no ensino das Ciências e à promoção de uma atitude mais favorável face à sua inclusão no ensino e na aprendizagem das Ciências.
Nowadays society is more and more dominated by technology. In addition, science is developing at a high and ever-increasing rate. Hence, it is important to educate students so that they can not only use science and technology in their individual and social contexts (in such a way as to improve their welfare) but also take advantage from technology, namely from ICT, in order to learn how to learn and to develop lifelong leaning competences. WebQuests are one of the ways of integrating ICT in science classes. They are problemsolving activities based on information that is available on the web. The main objective of this study is to compare the effects on students’ knowledge on preservation of water of the “teaching” the theme The importance of water for living organisms through short and long WebQuests. To attain the objective of the study the theme mentioned above was taught to 5th graders by means of two short WebQuests in a research group (class C) and by means of a long WebQuest in another research group (class L). Data were collected from the two research groups by means of a questionnaire, that was applied before and after the WebQuests, and a teacher’s evaluation grid and a students’ self and peer assessment grid, that were applied after the WebQuests activities. As far as the learning of conceptual knowledge is concerned, students that solved the short WebQuests showed more extensive conceptual development than their counterparts in the long WebQuest group. In addition, teacher and students evaluated students’ work positively. As WebQuests helped students to construct their own knowledge, it seems necessary to educate prospective as well as in-service teachers so that they can appropriately integrate ICT in their classes and promote more positive attitudes towards the inclusion of ICT in the teaching and learning of science.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoTese de mestrado em educação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/6285
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf1,71 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID