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TitleEstudo longitudinal da proficiência ortográfica no 2º e 4º anos de escolaridade - Estruturas /e/, /eI/ e /oU/
Other titlesLongitudinal study of spelling proficiency in 2nd and 4th grades - the phonological structures /e/, /eI/ an /oU/
Author(s)Rodrigues, Celeste
Lourenço-Gomes, Maria do Carmo
Keywordsaprendizagem da escrita
oralidade e ortografia
Linguística
Ensino Básico
Issue date2016
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)
JournalDiacrítica - Ciências da Linguagem
CitationRodrigues, C.; Lourenço-Gomes, M. C. (2016). Estudo longitudinal da proficiência ortográfica no 2º e 4º anos de escolaridade: estruturas /e/, /eI/ e /oU/. Diacrítica [online], 30(1), pp.113-137. URL: http://cehum.ilch.uminho.pt/cehum/static/publications/diacritica_30-1.pdf
Abstract(s)O domínio da ortografia pode ser obtido mediante o aprofundamento do conhecimento da língua pela criança. Esse processo desenvolve-se em etapas sucessivas e implica a estimulação de competências a partir de diferentes tarefas. As crianças com bom domínio dos contrastes e da manipulação dos sons da língua não possuem sempre um melhor domínio do sistema ortográfico, do mesmo modo que bons falantes não são forçosamente bons escreventes. Existem propriedades do sistema ortográfico do português que, por diversas razões (p. ex., não-relação com a oralidade ou complexidade gráfica), acarretam formas não-convencionais. São apresentados dados quantitativos e qualitativos longitudinais de formas não-convencionais envolvendo três tipos de estruturas (/e/, /eI/ and /oU/) de um corpus online de escrita e fala de crianças do Ensino Básico (2º e 4º anos). Esses dados permitem compreender o que é mais e menos relevante treinar nesses dois momentos da aprendizagem da ortografia.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/62778
ISSN0807-8967
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CEHUM - Artigos publicados em revistas

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