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https://hdl.handle.net/1822/62776
Título: | Representação ortográfica de núcleos nasais na escrita do 2º e 4º ano do Ensino Básico: dados do português europeu |
Autor(es): | Rodrigues, Celeste Lourenço-Gomes, Maria do Carmo |
Palavras-chave: | aprendizagem da escrita nasalidade em núcleos vocálicos português europeu Ensino Básico |
Data: | 2018 |
Editora: | Editora CRV |
Citação: | Rodrigues, C. & Lourenço-Gomes, M. C. (2018). Representação ortográfica de núcleos nasais na escrita do 2º e 4º ano do Ensino Básico: dados do português europeu. In Lazzarotto- Volcão, C. & Freitas, M. J. (orgs.) Estudos em Fonética e Fonologia. Coletânea em homenagem a Carmen Matzenhauer. Curitiba: Editora CRV, p. 365-394. |
Resumo(s): | Neste artigo abordamos o tema da nasalidade nos núcleos vocálicos em português europeu e a forma como as crianças tentam representá-la ortograficamente no início da escolarização (2º ano) e o quanto a dominam em uma fase mais adiantada (4º ano). Trata-se de um assunto complexo em diversos domínios, nomeadamente, em termos fonológicos, fonéticos, de variação linguística e de aprendizagem do código ortográfico. As estruturas fonológicas envolvidas apresentam complexidades distintas nestes diferentes domínios e queremos mostrar como crianças das duas principais cidades de Portugal continental se comportam relativamente à representação dos núcleos nasais, tomando como base uma amostra de 375 textos escritos por 110 crianças de duas turmas das cidades de Lisboa e Porto recolhida em duas fases: 2º e 4º ano de escolaridade. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/62776 |
ISBN: | 978-85-444-2648-7 |
DOI: | 10.24824/978854442648.7 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Rodrigues_Lourenco-Gomes_2016_Representacao_ortografica_nucleos_nasais_draft_autores.pdf Acesso restrito! | 1,72 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |