Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/6272

TitleRepresentação de conhecimento na semantic web
Author(s)Librelotto, Giovani Rubert
Ramalho, José Carlos
Henriques, Pedro Rangel
KeywordsSemantic web
Topic maps
XML
Processamento de documentos
Issue date2005
CitationJORNADAS DE ACTUALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil, 2005 – “Jornadas de actualização em informática : actas”. [S.l. : Sociedade Brasileira de Computação, 2005]. ISBN 857669033-0. p. 1210-1261.
Abstract(s)A Semantic Web é uma área emergente que tem como objectivo tornar a World WideWeb (Web) mais útil e fácil de usar. O presente mini-curso visa descrever o problema da anotação para a Semantic Web, um dos actuais desafios desta área. A ideia de ter na Web dados definidos e ligados para serem usados por maquinas, não apenas para apresentação a humanos, com vista à sua integração e partilha entre aplicações, ainda e um anseio. Para isto, os dados devem ser descritos de forma que o homem e a máquina entendam seu significado. Este mini-curso apresenta as linguagens, baseadas no padrão de anotação de texto XML, que se enquadram como tecnologia para promover a ideia da Semantic Web. Basicamente, os mecanismos a serem desenvolvidos para o estabelecimento da Semantic Web compreendem duas vertentes: a disponibilização de uma colecção de dados estruturados; e regras de inferência associadas a essa colecção que permitirão a criação de ferramentas capazes de percorrer a Web realizando tarefas complexas com base nessas estruturas de conhecimento. Estas duas vertentes serão aqui abordadas, sendo assumido que recorre-se a ontologias para estruturar as fontes de informação e a linguagens de anotação para as descrever. Este mini-curso consiste de uma apresentação dos formatos de representação de conhecimento (estruturas de facetas, dicionários, índices, taxonomias, thesauri, ontologias) e das linguagens para Semantic Web (RDF, RDF Schema, XOL, SHOE, OWL, Topic Maps e TMCL), assim como uma visao geral das ferramentas que suportam o desenvolvimento de aplicações e ontologias para a Semantic Web. Por fim, serão apresentados as actuais e futuras tendências para o desenvolvimento da Semantic Web.
TypeconferencePaper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/6272
ISBN857669033-0
Peer-Reviewedyes
AccessopenAccess
Appears in Collections:DI/CCTC - Livros e Capítulos de livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAI2005-SemanticWeb.pdfcapítulo do livro (51 páginas)2,11 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis