Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/6269

TitleHá muitos mundos no mundo…direitos da crianças, cosmopolitismo infantil movimentos sociais de crianças : diálogos entre crianças de Portugal e Brasil
Author(s)Tomás, Catarina Almeida
Advisor(s)Sarmento, Manuel Jacinto
Issue date12-Feb-2007
Abstract(s)Esta investigação integra-se no ramo de doutoramento em Estudos da Criança, área de conhecimento de Sociologia da Infância. É objectivo deste trabalho escutar e ler, no sentido de interpretar, os discursos das crianças sobre os seus direitos e as representações que têm sobre si, sobre as outras crianças, sobre os direitos da criança e sobre o mundo. Iniciamos o trabalho com algumas interrogações: como é que as crianças pensam o mundo? Como vêem a sua acção nesse mundo? Que imagens e concepções têm dos seus direitos, de si e dos outros, também crianças, num contexto e num processo de trocas culturais e simbólicas? Estas questões traduziram-se numa investigação sociológica com três dimensões centrais: a globalização, a infância e os direitos da criança. Trata-se de considerar as crianças como actores sociais e tornar as suas experiências em presenças, combatendo deste modo um olhar sobre a infância que permanece deslocado, desfocalizado e marginalizado. O trabalho de campo com crianças e as respectivas professoras decorreu em contexto escolar público, de Outubro de 2004 a Abril de 2006. Para além do trabalho desenvolvido com as crianças das escolas em Barcelos (Portugal) e Florianópolis (Brasil), os estudos de caso incluídos neste trabalho de investigação são feitos com crianças de movimentos sociais: o Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (MNMMR). Estes estudos têm como principal objectivo revelar algumas dimensões das culturas da infância das crianças desses movimentos sociais, a partir da sua “voz”. Os estudos de caso mostram múltiplos cruzamentos e articulações entre temáticas e entre crianças que participaram no trabalho de investigação o que nos permitiu “levantar a ponta do véu”, com o objectivo de proporcionar um visão inicial, de tipo aproximativo, acerca das crianças de movimentos sociais. Uma das principais premissas deste estudo foi ultrapassar a ideia de “pureza” metodológica, sobretudo pela especificidade da problemática da infância. Tratou-se de considerar princípios metodológicos amplos e flexíveis, pouco vinculados a critérios rígidos, numa perspectiva teórica crítica sobre a infância no contexto da(s) globalização(ões).
This research is included in a Child Studies PhD, in the area of Sociology of Childhood. This work aims to listen and read, as in interpreting, children’s discourses about their rights and representations of themselves, other children, children’s rights and the world they live in. The work starts by posing a few questions: how do children see the world they live in? What do they think about the way they act in that same world? What kind of images and concepts do they have about their rights, themselves and others, including other children, in a context and process of cultural and symbolic exchanges? These questions were translated into a sociological research which comprises three main themes: globalization, childhood and children’s rights. It is about seeing children as social actors and making them present through their experiences, this way contradicting the current displaced, unfocused and marginalized look over childhood. The field work with children and their teachers took place in public school settings, from October, 2004 to April, 2006. In addition to the work developed with children of Barcelos (Portugal) and Florianópolis (Brazil), case studies included in this research involve children from social movements such as: Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) (Landless Workers Movement) and Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (MNMMR) (National Movement of Street Boys and Girls). These studies’ main goal is to unveil some of the dimensions of these children’s childhood cultures through their own ‘voice’. The case studies show multiple intersections and articulations among topics and children involved in the research, which allowed us to ‘lift a tip of the veil’ in order to present an initial view of children from social movements. One of the main premises of this study was to overcome the idea of methodological “purity”, especially due to the specific nature of issues concerning childhood. It consisted of considering comprehensive and flexible methodological principles, very little tied to strict criteria, in a critical theoretical perspective on childhood in the globalization context.
Cette recherche s’intègre dans la branche du doctorat de l´étude de l´enfant, dans le domaine de la connaissance de sociologie de l´enfance. L´objectif de ce travail est d’écouter et de lire, dans le sens d’interpréter, les discours des enfants concernant leurs droits et les représentations sur eux- même, sur les autres enfants, sur les droits de l´enfant et sur le monde. Au début du travail nous nous sommes posé beaucoup de questions: comment est-ce que les enfants pensent le monde? Comment voient-ils leurs actions dans ce monde? Quelles images et quelles conceptions ont-ils au sujet de leurs droits, d’eux-mêmes et des autres, dans un contexte et selon un procédé d’échanges culturels et symboliques? Ces questions se traduisent en une recherche sociale à trois dimensions centrales: le globalisme, l´enfance et les droits de l’enfant. Il faut aussi considérer les enfants comme des acteurs sociaux et rendre leurs expériences réelles, tout en jetant, de cette façon, un regard déplacé, flou et marginalisé sur l’enfance. Le travail effectué sur le terrain avec les enfants et les professeurs a eu lieu dans un contexte scolaire public, d’octobre 2004 à avril 2006. Outre le travail développé avec des enfants des écoles de Barcelos (Portugal) et de Florianópolis (Brésil), les études de cas incluses dans ce travail de recherche sont faites avec des enfants de mouvements sociaux: "Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra" (MST) et le "Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (MNMMR). Ces études ont pour principal objectif celui de révéler quelques dimensions des cultures des enfants appartenant à ces mouvements sociaux, à partir de leurs "voix". Les études de cas nous montrent de multiples croisements et articulations entre les thèmes et entre les enfants qui participent dans cette recherche, ce qui nous a permis de «soulever un petit morceau du voile» dans le but de proportionner une vision initiale, du type approximatif, au sujet des enfants de mouvements sociaux. L’une des principales prémisses de cette étude a été celle de dépasser l´idée de "pureté" méthodologique, surtout en ce qui concerne la spécificité de la problématique de l’enfance. Nous avons surtout considéré les principes méthodologiques vastes, flexibles et peu liés à des critères rigides, dans une perspective théorique critique sur l'enfance dans le contexte du globalisation.
Esta investigación se integra en el ramo de doctorado en Estudios de la Niñez, área de conocimiento de Sociología de la Niñez. Es objetivo de este trabajo escuchar e leer, en el sentido de interpretar, los discursos de los niños sobre sus derechos e las representaciones que tienen sobre si, los otros niños, sobre los derechos de los niños y sobre el mundo. Iniciamos la investigación con algunas interrogaciones: como los niños y niñas piensan el mundo? Como ven su acción en el mundo? Que imágenes y concepciones tienen de sus derechos, de si y de los demás, que son también niños, en un contexto y en un proceso de cambios culturales y simbólicas? Estas cuestiones se traducirán en una investigación sociológica con tres dimensiones centrales: la globalización, la niñez y los derechos de los niños. Se trata de considerar los niños como atores sociales y tornar sus experiencias en presencias, combatiendo este modo un ver la niñez que permanece deslocado, desfocalizado y marginalizado. El trabajo de campo con niños y niñas e respectivas profesoras ocurrió en contexto escolar público, de Octubre de 2004 a Abril de 2006. Para ala del trabajo desenvolvió con los niños y niñas de las escuelas en Barcelos (Portugal) y Florianópolis (Brasil), los estudios de caso incluidos en este trabajo de investigación son hechos con niños y niñas de movimientos sociales: el Movimiento de Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST) y el Movimiento Nacional de Niños y Niñas de la Calle (MNMMR). Estos estudios tienen como principal objetivo revelar algunas dimensiones de las culturas de la niñez de esos movimientos sociales, a partir de su “voz”. Los estudios de caso muestran múltiplos cruzamientos y articulaciones entre temáticas y entre los niños y niñas que participaran en la investigación o que nos permitió “levantar la punta del velo”, con el objetivo de proporcionar una visión inicial, de tipo aproximativo, acerca das los niños y niñas de los movimientos sociales. Una de las principales premisas de este estudio fue ultrapasar la idea de “pureza” metodológica, sobretodo por la especificidad de la problemática de la niñez. Se trato de considerar principios metodológicos amplios y flexibles, poco vinculados a criterios rígidos, en una perspectiva teórica crítica sobre la niñez en el contexto de la(s) globalización (nes).
TypeDoctoral thesis
DescriptionTese de doutoramento em estudos da criança área de especialização em sociologia dai infância
URIhttp://hdl.handle.net/1822/6269
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Teses de Doutoramento

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