Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/62582

TítuloO bullying e o Karaté em idade escolar
Autor(es)Simões, Hugo
Pereira, Beatriz
Figueiredo, Abel
Palavras-chaveBullying
Karate
Crianças e jovens
Escola
Data2019
EditoraInstituto Politécnico da Guarda
CitaçãoSimões, H., Pereira, B. & Figueiredo, A. (2019). O bullying e o Karaté em idade escolar. In N. Serra, C. Vila-Chã, N. Casanova & B. Pereira (Coord.) Educação Física, Lazer & Saúde: Desafios Interdisciplinares na Promoção da Atividade Física (Vol.I). Guarda: Instituto Politécnico da Guarda, pp. 141-146.
Resumo(s)O bullying, enquanto fenómeno social, tem nos últimos trinta anos sido reconhecido como uma das principais causas de episódios de violência e intimidação entre pares em idade escolar. Independentemente do contexto ou meio social, o fenómeno de bullying ocorre sempre quando comportamentos de agressão ou intimidação (Pereira, 2008) são utilizados de forma repetida (semanas, meses ou anos) com intenção de magoar terceiros, que por si, não se conseguem defender (Olweus, 1993; Solberg & Olweus, 2003) . Investigadores sugerem a prática de artes marciais como atividade de complemento à intervenção biopsicossocial na redução de comportamentos de bullying dado o seu potencial educativo (Avelar-Rosa & Figueiredo, 2015). Esta prática é inclusivamente utilizada nalguns contextos específicos como um dos métodos de intervenção preferencial junto de crianças e jovens com condutas regulares de comportamentos agressivos (Twemlow et al., 2008). No karate, os praticantes mais graduados não só conseguem desenvolver respostas motoras mais controladas, bem como, conseguem uma maior capacidade de antecipação na fase inicial da atenção sustentada, ou seja, o nível de prática melhora a flexibilidade neuronal, a qual permite uma melhor adaptação ao controlo cognitivo exigido na resolução de situações de conflito (SanchezLopez, Fernandez, Silva-Pereyra, Martinez Mesa, & Di Russo, 2014). O propósito desta apresentação, e estando esta temática na fase inicial de um Projeto de Doutoramento, é verificar se a prática regular de karate afeta de forma significativa a proatividade de crianças e jovens com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos perante fenómenos de bullying.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62582
ISBN978-972-8681-78-4
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Simões 2019.pdf1,32 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID