Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/62556

TitleO desemprego dos diplomados do ensino superior
Other titlesUnemployment of higher education graduates
Author(s)Moura, Rita Alexandra Salgado de
Advisor(s)Sá, Carla Angélica da Silva Pinto de
KeywordsDiplomados do ensino superior
Matemática
Propensão ao desemprego
Graduates of higher education
Mathematics
Unemployment propensity
Issue date2019
Abstract(s)O aumento generalizado do desemprego, na sequência da crise económica, foi acompanhado por um aumento também da taxa de desemprego dos diplomados do ensino superior. Apesar de, regra geral, a taxa de desemprego dos diplomados do ensino superior ser inferior à dos indivíduos com nível de escolaridade mais baixo, este facto tem alimentado alguma discussão pública relativamente aos benefícios económicos individuais do ensino superior. Por um lado, as famílias vêm-se muitas vezes com dificuldades financeiras que restringem a sua capacidade de suportar os custos associados à educação superior, fazendo com que esses custos tenham um peso ainda maior nos seus orçamentos. Por outro lado, o facto do desemprego de diplomados de ensino superior ser amplamente referenciado, leva as famílias a atribuírem um menor valor aos benefícios da educação superior. Neste contexto, importa perceber melhor este fenómeno tendo em vista informar a tomada de decisão por parte das famílias e a eventual identificação de mediadas de política. O trabalho propõe-se, assim, (i) caracterizar o desemprego dos diplomados do ensino superior, nomeadamente em termos de área de estudo; e (ii) identificar os principais determinantes da propensão ao desemprego destes diplomados. Com estes objetivos, foi construída uma base de dados com informação relativa a todos os pares estabelecimento-curso em funcionamento no sistema de ensino superior português, a partir de diversas fontes, para o período compreendido entre 2008 e 2015. Esta inclui informação relativa à propensão para o desemprego (regularmente publicada pela DGES), mas também características das instituições de ensino superior e das regiões onde estas estão localizadas. Esta base de dados foi usada para caracterizar o desemprego em termos de áreas de estudo e para estimar um modelo de dados em painel para identificar os principais determinantes dessa propensão ao desemprego entre os diplomados dos cursos de ensino superior. Os resultados indicam que os cursos em que é maior a proporção de estudantes admitidos com a disciplina de Matemática A (a mais exigente das disciplinas de matemática que podem fazer parte do currículo do ensino secundário) está associada a cursos com em que a propensão ao desemprego é menor.
The general increase in unemployment following the economic crisis was accompanied by an increase in the unemployment rate of higher education graduates. Although, as a general rule, the unemployment rate of higher education graduates is lower than that of individuals with a lower level of education, this has fueled some public discussion of the individual economic benefits of higher education. On one hand, families are often faced with financial difficulties that restrict their ability to bear the costs associated with higher education, making these costs carry even more weight in their budgets. On the other hand, the fact that higher education graduates' unemployment is widely referenced leads families to assign less value to the benefits of higher education. In this context, it is important to understand this phenomenon better in order to inform the decision-making by the families and the possible identification of policy measures. The aim of this study is to (i) characterize unemployment among higher education graduates, especially in terms of area of study; and (ii) identify the main determinants of the unemployment propensity of these graduates. With this purpose, a database was built with information on all establishment-course pairs in operation in the Portuguese higher education system, from various sources, for the period between 2008 and 2015. This includes information on propensity (regularly published by the DGES), but also characteristics of higher education institutions and the regions where they are located. This database was used to characterize unemployment in terms of areas of study and to estimate a panel data model to identify the main determinants of this propensity for unemployment among graduates of higher education courses. The results indicate that the courses with the highest proportion of students admitted with Mathematics A (the most demanding of the mathematics disciplines that can be part of the secondary education curriculum) are associated with courses in which the propensity to unemployment is smaller.
TypeMaster thesis
DescriptionDissertação de mestrado em Economia
URIhttp://hdl.handle.net/1822/62556
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado

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