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TítuloO atletismo na escola: possibilidades e limites na visão dos professores de Educação Física
Autor(es)Silva, Maria Madária
Galvão, Zenaide
Palavras-chaveEducação Física Escolar
Atletismo
Formação de Professores
DataJul-2019
EditoraInstituto Politécnico da Guarda
CitaçãoSilva, M e Galvão, Z. (2019). O atletismo na escola: possibilidades e limites na visão dos professores de Educação Física. In N. Serra, C. Vila-Chã, N. Casanova & B. Pereira (Ed), Educação Física, Lazer & Saúde. Desafios Interdisciplinares na promoção da atividade física, Vol II (pp. 58-63). Guarda: Instituto Politécnico da Guarda
Resumo(s)Apesar de ser um elemento da Cultura Corporal de Movimento e considerado como um conteúdo clássicos da Educação Física o atletismo é pouco difundido nas escolas e clubes brasileiros. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi analisar o atletismo enquanto conteúdo das aulas de Educação Física nas escolas de Educação Básica - Ensino Fundamental de uma cidade da região de São Joaquim da Barra – SP / Brasil, bem como compreender a visão dos professores relacionada ao ensino aprendizagem deste elemento da Cultura Corporal de Movimento. A amostra foi composta por 3 (três) professores de Educação Física, representantes de duas escolas. Foi realizada uma entrevista semiestruturada, contendo 14 (quatorze) questões, as quais tinham por objetivo investigar o pensamento e a ação dos professores com relação ao atletismo na escola. Como resultados verificamos que todos os professores, ao analisar o atletismo enquanto disciplina da grade curricular do seu curso de Licenciatura em Educação Física, consideraram que as aulas foram suficientemente boas, adequadas e capazes de os qualificar para ministrar eficientemente este conteúdo na escola. Além disto, esses professores consideram o atletismo como um conteúdo importante a ser desenvolvido nas aulas de Educação Física. Entretanto, apesar deste discurso, constatamos que os professores envolvidos na pesquisa não desenvolvem este conteúdo em suas aulas, pois alegam não possuir espaço físico adequado, além da falta de materiais próprios para o ensino aprendizagem do atletismo. Nesse sentido, chegamos a algumas conclusões: existe uma necessidade premente de pensar na sistematização do ensino da Educação Física em todos os níveis da Educação Básica em consonância com um programa de formação continuada/permanente dos professores que, não só o subsidie em suas dificuldades, mas que também evidencie suas experiências e possibilite uma prática reflexiva.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/62547
ISBN978-9728681-79-1
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

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